Visualizar dados dos Censos 2011 com o QGIS

Felizmente parece que algumas coisas vão mudando no nosso país no que toca ao acesso a dados. A Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRI), que outrora foi paga (e bem paga), está agora disponível a todos até ao nível da subsecção estatística e com um total de 122 variáveis dos censos 2011 (organizados por população residente, população presente, famílias, alojamento e edifícios). A página para download, permite descarregar os dados totais para Portugal, ou por regiões e concelhos.
Screenshot from 2013-05-03 19:46:54
O zip descarregado contém diversos ficheiros, nomeadamente um shapefile (shp, shx e dbf) com os poligonos das subsecções estatísticas e um ficheiro de texto (csv) contendo os valores das variáveis dos censos 2011 (assim como  uma nota explicativa das mesmas).
A página de ajuda refere que é possível abrir estes dados recorrendo a software open source, como o QGIS ou gvSIG, mas não exemplifica como fazê-lo. A tarefa, embora não seja difícil, obriga a uns quanto passos. Vamos ver quais são.
Preparar o CSV
Por alguma razão (provavelmente para, ao abrir como folha de cálculo, impor o tipo string), no ficheiros csv, todos os valores do campo GEO_COD contêm um apóstrofo (‘) no início, que impossibilitam a ligação aos dados geográficos, sendo necessário eliminá-los. Para este tipo de tarefas uso geralmente o editor de texto Geany, mas  pode ser feito em qualquer editor de texto através da funcionalidade “substituir”, deixando o campo “substituir por” vazio. Felizmente só este campo contém apóstrofos, sendo portanto possível eliminá-los de uma só vez em todo o documento.
Captura de ecra de 2013-05-05 12:37:55
Por defeito, o QGIS (através do OGR) lê todos os campos do csv como sendo do tipo texto (string). No entanto, se quisermos definir explicitamente o tipo de dados de cada campo, podemos usar uma técnica que aprendi com o Hugo Martins. Na mesma pasta, basta criar um ficheiro de texto com o mesmo nome que o csv, mas com a extensão .csvt, e numa só linha, separado por virgulas e dentro de aspas, especificamos cada um dos tipos de dados dos campos (Integer, Real, String, Date (YYYY-MM-DD), Time (HH:MM:SS+nn) e DateTime (YYYY-MM-DD HH:MM:SS+nn)).
Para o caso dos ficheiros da BGRI2011, o ficheiro .csvt será qualquer coisa assim.
1
"integer","string","string","integer","string","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer","integer"
Abrir os ficheiros no QGIS
A abertura dos ficheiros no QGIS pode ser feita usando o botão ”Adicionar nova camada vectorial”. Para evitar problemas com acentos e cedilhas devemos escolher a codificação “latin1″. Através do botão exibir, chegamos a outro menu onde podemos indicar a localização dos ficheiros. Depois de escolher como tipo de ficheiro “Todos os ficheiros”, podemos seleccionar o ‘shp’ e o ‘csv’ ao mesmo tempo (pressionando o Ctrl) e terminando por clicar em “Abrir” nos dois menus.
abrir_ficheiros_bgriDepois de abertos os ficheiros, há que definir o sistema de coordenadas de referência correcto para a camada dos dados geográficos, que, tal como podemos ver pelos metadados, para portugal continental é o ETRS89/PT-TM06 (EPSG:3763). Isso é feito clicando com botão direito sobre a camada e escolhendo “Set Layer CRS”. A forma mais fácil de encontrar o sistema desejado é introduzir o seu código EPSG no campo do filtro.
definir_crs

Unir as tabelas de atributos

Já só falta relacionar as duas camadas. Para isso devemos ir às propriedades da camada dos polígonos (botão direito do rato sobre a camada),  e no separador união(joins), adicionar uma nova união. No menu seguinte há que definir como  camada a unir a tabela resultante do csv, o campo a unir como “geo_cod” e o campo alvo como “bgri11″ (contém o código da subsecção estatística).
ligação dos dados
Se abrirmos a tabela de atributos da camada de polígonos, podemos verificar que contém todas as variáveis dos censos 2011, que podemos usar para produzir mapas temáticos.
Densidade_populacional
Nota: “bgri11″ é o campo que detém o código da subsecção estatistica, mas poderia usar-se outro nível de informação desde que combinasse os campos e se dissolvesse os polígonos de antemão.

Definir a representação de pixeis sem valor em mosaicos de imagens VRT

Como está muito bem descrito neste artigo do Duarte Carreira, a criação de catálogos virtuais (vrt) e respectivas pirâmides (overviews) usando o GDAL, permite facilitar e melhorar a performance de visualização de mosaicos de imagens.
Usando o comando gdalbuildvrt para criar o catálogo virtual, as áreas sem valor (NoData) são, por defeito, substituídas pelo valor 0. Em certos caso, o efeito pode não ser o mais desejável.
gdalbuildvrt mosaico1.vrt --optfile listadeimagens.txt
mosaico1_fundo
No entanto, através dos parâmetros -hidenodata e -srcnonata, é possível definir outros valores para os pixeis sem valor. Por exemplo, no comando seguinte escolhi os valores RGB [255, 255, 255] (branco). E o resultado foi uma imagem com o “fundo” branco.
gdalbuildvrt mosaico2.vrt -hidenodata -srcnodata "255 255 255" --optfile listadeimagens.txt
mosaico2_fundo
Se pretendermos que pixeis sem valor não sejam representados, podemos usar o parâmetro -addalpha,  tornando-os transparentes.
gdalbuildvrt mosaico3.vrt -hidenodata -addalpha --optfile listadeimagens.txt
mosaico3
 
 
Fonte http://sigsemgrilhetas.wordpress.com/

Comentários

Mensagens populares