Ligando estações remotamente com WOL


Wake on Lan ou simplesmente WOL é uma tecnologia que permite ligarmos equipamentos remotamente usando uma rede de computadores. A mágica acontece através do envio de um pacote de dados especiaisque, uma vez recebido pela estação alvo, faz com que o adaptador de rede ligue o host.
Para que isso funcione, o equipamento a ser ligado remotamente precisa ter um adaptador de rede, um driver de adaptador e um sistema básico de entrada/saída (BIOS)  com suporte ao recurso Wake on LAN. No Windows, por exemplo, o recurso Wake on LAN está habilitado por padrão em desktops, mas desabilitado em laptops. Saiba mais…
wol_pfsense
Já do lado do administrador de sistemas/redes, o pfSense, por exemplo, possui um módulo de gestão de hosts WOL que permite centralizarmos as configurações de todos os computadores com suporte ao recurso. Para acessá-lo basta ir até o menu Services->Wake on LAN. Aqui é possível administrar hosts ligados a quaisquer segmentos de redes em que o pfSense faça parte, apenas cadastrando-os através dos respectivos MAC Address das interfaces de rede.
Você pode ligar estações individualmente ou todas elas ao mesmo tempo com um único clique. E é possível até mesmo importar automaticamente para o módulo os hosts clientes DHCP do próprio pfSense, sem a necessidade de cadastrá-los manualmente.

fonte http://www.pfsense-br.org/blog/2013/05/ligando-estacoes-remotamente-com-wol/

Comentários

Mensagens populares