Lançado phpMyAdmin 4.0: agora sem frames para o painel de navegação


Quem administra sites ou blogs com bancos de dados MySQL deve conhecer o phpMyAdmin, uma interface gráfica via web bastante poderosa para administração das bases de dados. No final da semana passada saiu a versão 4.0 do gerenciador.
A maior novidade é a eliminação dos frames, um recurso antigo do HTML que atualmente mais incomoda do que ajuda. Agora a visualização em árvore no painel de navegação é gerada usando Javascript, sem depender de uma página extra dentro de um frame. A navegação deve ficar mais rápida.
Há algumas correções de bugs com relação aos últimos lançamentos 3.5.x e os RCs do 4.
O projeto participa do programa Google Summer of Code. É um dos mais populares para administração de bancos de dados MySQL. Interessados podem baixá-lo em:
http://www.phpmyadmin.net/home_page/news.php
A "instalação" é bem simples: basta descompactar os arquivos no servidor e acessar a URL correspondente, fazendo login com o usuário e senha do banco de dados desejado (ou o root, se for o caso de um administrador do servidor MySQL).
Há um demo da interface em:
http://demo.phpmyadmin.net/trunk-config/
O phpMyAdmin permite exportar dados para diversos formatos, facilita a busca nas bases de dados, execução de queries e traz diversas ferramentas técnicas para administração.

Fonte http://www.hardware.com.br/noticias/2013-05/phpmyadmin40.html

Comentários

Mensagens populares