Tenha de volta o menu Iniciar clássico no Windows 7

Não cabe a mim, nem a você, julgar quem não se adapte às novidades. O menu Iniciar do Windows 7, por exemplo. Ele foi introduzido no Windows Vista, e quebrou um paradigma já relativamente velho, datado do Windows 95. Saíram os popups intermináveis, a confusão para quem tinha muitos aplicativos instalados e a exclusividade dos programas, e entraram a simplicidade, o foco na busca instantânea e a aparição de documentos e outros tipos de conteúdo, somados aos aplicativos.

São poucas as reclamações sobre o menu Iniciar do Windows Vista/7, mas... elas existem. E se uma necessidade está no ar, ela clama por uma solução. Aos que detestam o menu Iniciar das últimas versões do Windows, a solução chegou: Classic Windows Start Menu.

A bem da verdade, não é o primeiro, e muito provavelmente, nem o último programa do gênero. No entanto, o CWSM chama a atenção por dois detalhes: é gratuito, e se integra (quase) perfeitamente ao Aero, com transparência e outros efeitos do tipo.

Classic Windows Start Menu.

Classic Windows Start Menu.

Infelizmente, segundo o Download Squad, o CWSM ainda carrega alguns bugs, curiosa e ironicamente quando o PC em que está instalado possui muitos programas. Mas de qualquer maneira, vale pela curiosidade, especialmente àqueles insatisfeitos com o maravilhoso e funcional novo menu Iniciar.

O programa, como dito, é grátis, e está disponível em vários idiomas, dentre os quais não consta o português do Brasil. Há, no entanto, a versão lusitana, e graças ao sistema simples de linguagens, baseado em flat files, dá pra editar o idioma sem sustos, via strings.xml, com a ajuda do Bloco de notas e algum conhecimento. Download aqui.

Comentários

Mensagens populares