Licenciatura em Segurança Comunitária

Curso autorizado pelo MCTES, adequado às regras do EEES – Espaço Europeu de Ensino Superior (licenciatura em 3 anos), publicado em Diário da República com o Despacho nº 24371/2008 de 29 de Setembro e reformulado pelo Despacho n.º 23192/2009 de 21 de Outubro.

A Licenciatura em Segurança Comunitária, curso de 1.º ciclo, multi e transdisciplinar em Portugal, manifestamente inovador, tem como objectivo fundamental dotar os estudantes com capacidades e competências ao nível do entendimento dos diversos fenómenos e situações geradoras de riscos e a gestão desses riscos. Integrando o curso a análise da conjugação de factores que produzem o risco, a compreensão da vulnerabilidade, os métodos de avaliação e previsão da catástrofe, as medidas de prevenção, a gestão da crise e as estratégias de mitigação após o desastre. Haverá uma especial ênfase na criação das condições para fomentar uma maior cultura de segurança, tendo como finalidade última a redução da vulnerabilidade individual e colectiva.

O Curso de 1.º Ciclo em Segurança Comunitária desenvolve uma formação teórica e uma formação aplicada numa perspectiva integrada de todos os riscos e ameaças à segurança das populações e do seu património arquitectónico.

O seu plano curricular permite desenvolver diversas competências tais como:

i) avaliação e gestão de riscos ambientais, biológicos, profissionais, sociais e políticos;

ii) planeamento da prevenção de risco e da gestão de emergência.

Esta Licenciatura é particularmente recomendada para todas as pessoas que pretendam exercer, ou já exerçam, actividade profissional nas áreas da protecção civil, saúde pública, higiene e segurança no trabalho, assim como nas forças de segurança.

Este curso procura também desenvolver capacidades de empreendedorismo que apoiem a criação, por parte dos estudantes, de iniciativas empresariais próprias e inovadoras respondendo a novos segmentos do mercado de serviços e de produtos.

O modelo de ensino aprendizagem é realizado em ambiente de blended-learning através da nossa plataforma de e-learning facilitando a participação de alunos trabalhadores-estudantes ou gestores com pouca disponibilidade horária.

Saídas Profissionais

As saídas profissionais para os licenciados em Segurança Comunitária encontram-se em todas as instituições públicas e privadas que desenvolvam actividades nas áreas acima referidas, nomeadamente os serviços de protecção civil, dos serviços de bombeiros, organismos de saúde pública, autarquias, instituições e empresas e ainda nas redes e nodos de comunicações rodoviárias, ferroviárias, marítimas e aéreas.


Vagas

Por cada ano lectivo são admintidos 30 alunos

Plano Curricular

1º semestre
ECTS
2º semestre
ECTS
Introdução às Ciências Cindínicas
8
Riscos Naturais e Tecnológicos
6
Introdução às Ciências do Ambiente
7
Riscos Sociais e Profissionais
6
Física e Química Aplicada à Segurança
8
Geopolítica
8
Estatística
7
Noções de Saúde Pública
4
Legislação, Regulamentos e Normas
6
3º semestre
ECTS
4º semestre
ECTS
Técnicas de Planeamento em Segurança e Higiene do Trabalho
8
Prevenção de Riscos sobre o Património
6
Técnicas e Planeamento em Protecção e Socorro
8
Planeamento do Território e Prevenção de Riscos
8
Segurança e Defesa
6
Tecnologias da Informação Geográfica Aplicadas à Avaliação e Prevenção de Riscos
7
Introdução à Protecção Civil
8
Protecção e Segurança Urbanas
9
5º semestre
ECTS
6º semestre
ECTS
Elaboração, Gestão e Avaliação de Projectos
8
Projecto
15
Gestão de Recursos Humanos
7
Estágio
15
Teoria e Técnicas de Informação e Comunicação
7
Sistemas de Apoio à Decisão
8


Fonte Iscia

Comentários

Mensagens populares