AMD domina topo dos melhores supercomputadores do mundo

A nova lista dos 500 mais velozes supercomputadores do mundo foi divulgada recentemente, e o topo da lista foi alterado: quem domina agora é a AMD. O Jaguar, um sistema Cray XT5, localizado no Laboratório Nacional Oak Ridge, no Tennessee, EUA, tornou-se o número um do mundo, graças à uma atualização para processadores Opteron de seis núcleos, já que anteriormente predominava a versão de quatro núcleos.

A máquina pode, em teoria, chegar a 2.3 petaflops de desempenho, chegando ao patamar de 1.75 petaflops no benchmark Linpack (vale lembrar que um petaflop faz referência a 1015 operações de ponto flutuante por segundo). E a AMD está "bem na fita": além do Jaguar no topo, a empresa também está com o Roadrunner, o segundo lugar, que combina processadores Opteron e Cell; em seguida temos o Kraken, uma máquina Cray XT5 que também possui Opterons de seis núcleos; e em quinto está o Tianhe-1, que combina os processadores Intel Xeon E5540 e E5450 e processadores gráficos Radeon HD 4870, da AMD. Isso porque o quarto lugar nem é da Intel: este se trata do JUGENE, um sistema proprietário da IBM que possui processadores PowerPC 450 de 850 MHz.

A presença da AMD na lista dos supercomputadores é forte, mesmo seus Opterons muitas vezes, isoladamente, não conseguindo ultrapassar os Xeons mais recentes da Intel em performance. A AMD poderá perder terreno para a Intel quando esta lançar seus Nehalem-EX de oito núcleos em breve, embora a série Opteron 6100, com versões de oito e doze núcleos, esteja no planejamento da AMD já para o primeiro trimestre de 2010.

img

Lista "Top 500":

http://www.top500.org/list/2009/11/100

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/17973

Comentários

Mensagens populares