Go: a linguagem de programação do Google

Essa semana andou agitada entre desenvolvedores e críticos das mais diversas áreas: o Google lançou uma linguagem de programação. Go. Simplesmente "Go".

O projeto começou com o trabalho de Robert Griesemer, Ken Thompson, e Rob Pike desde 2007, e foi lançado pelo Google sob uma licença BSD (conhecida por ser bastante liberal quando comparada a GPL ou outras licenças livres). Eles trabalharam em projetos importantes: Thompson foi co-criador do Unix e criador da linguagem B, Pike estava por trás do sistema de codificação amplamente utilizado UTF-8 e trabalhava na equipe do Unix, e Griensemer ajudou a escrever o compilador HotSpot para Java e o V8, o motor JavaScript usado no Chrome, entre várias outras coisas. Como se vê não é uma linguagem "de brincadeira", é feita por gente grande do mundo da informática.

A linguagem Go tem sintaxe parecida com C e C++ (muitos até relutam em aceitar que se trata de uma nova linguagem, num primeiro momento). O objetivo é oferecer uma compilação rápida porém facilitar um desenvolvimento também rápido, como ocorre em linguagens dinâmicas interpretadas no estilo no Python (mas a vantagem é que a Go é compilada, não interpretada).

Entre os benefícios a linguagem nasce moderna, com suporte a vários núcleos de processamento, facilita o trabalho de programação orientada a objetos, tem recursos como garbage collection, etc.

Com uma linguagem própria a empresa pode ter mais força no desenvolvimento de projetos para seus sistemas operacionais, caso do Android e Chrome OS. Apesar de serem baseados em Linux, as aplicações e uma infinidade de serviços podem ser escritos nas mais variadas linguagens. O lançamento de uma linguagem de programação de um gigante como Google deve deixar a Microsoft bastante irritada nos próximos meses, no mínimo.

No site do projeto há mais informações, tutoriais para começar e alguns exemplos:

http://golang.org/

Claro que o sucesso dela dependerá da adoção por parte dos desenvolvedores. Mas tendo o Google por trás não é difícil imaginar que cresça rapidamente. Porém a linguagem é dada como experimental, por enquanto.

Anúncio:

http://google-opensource.blogspot.com/2009/11/hey-ho-lets-go.html
Exemplo um Simples Hello World

package main

import "fmt"

func main() {
fmt.Printf("Hello, 世界\n")

}

Comentários

Mensagens populares