Os Quatro Elementos


Os Quatro Elementos

Não é por acaso que os Elementos da Natureza – Terra, Ar, Fogo e Água – são considerados pilares de sustentação do Universo. Toda a vida e existência gira em torno dessas essências divinas, e sem uma delas que seja não seria possível criar a trama de informações e substâncias que compõem o Microcosmo.

Os filósofos Gregos tiveram muitas teorias sobre a origem do mundo, e muitas delas foram propostas em cima na noção dos Elementos. Thales de Milleto afirmava que a origem estava na Água, enquanto Anaxímenes pregava que o Ar o responsável pela organização do caos, e Heráclito posteriormente colocou o Fogo como agente criador. Empédocles somou a esses três conceitos a Terra, e afirmou que tudo se formava não a partir de um, porém a partir da combinação de cada um dos Elementos.

A medicina foi por muito tempo baseada nas “qualidades” dos elementos, atribuídas por Aristóteles. A Terra é Fria e Seca, o Ar, Quente e Úmido, o Fogo, Quente e Seco, e a Água, Fria e Úmida. A partir do equilíbrio dessas qualidades no paciente, o médico curava seus males, para o caso de uma febre, por exemplo, seria aplicada a Água (em ervas relacionadas a este elemento, cores, aromas, alimentos, ungüentos, enfim), pois a febre é quente, e causa desidratação. E a ciência também se baseava nesses conceitos, pois os estados da matéria até então conhecidos estavam diretamente ligados aos Elementos: Terra – sólido, Ar – gasoso, Fogo – energia, Água – líquido.

Podemos observar as qualidades dos elementos em nosso corpo. A Terra está presente em nossos ossos e carne, o Ar em nossa respiração, há Fogo nos impulsos elétricos de nosso cérebro e em nossa temperatura, a Água compõe 70% de toda a nossa massa, além de ser representada por nosso sangue e outros fluídos. Na Wicca, vemos os Elementos como partes do Corpo da Deusa, propriamente falando, pois Ela é a própria Terra.

O tempo todo estamos rodeados pela força e poderes dos Elementos, mesmo que não nos apercebamos disso com facilidade. E esse conhecimento era muito natural aos nossos ancestrais, tanto que muito do que pensamos ou dizemos em nosso cotidiano está relacionado a certas qualidades dos Elementos. A todo instante ouvimos frases como “Aquele tem um coração duro como uma pedra.”, “Está mergulhado em seus sentimentos.” ou mesmo expressões como “cabeça-de-vento” ou “sangue fervendo”. Os Elementos estão relacionados a praticamente tudo o que nossa mente pode dividir: as estações do ano, as partes do corpo, nossos seres distintos, sentidos, cores, temperamentos, e muitos outros, que denotam os atributos e adjetivos de cada Elemento.

O contato espiritual com os Elementos nos leva à fonte de nossa existência. Eles são fonte de força, de poder, da energia vital pulsante do planeta. É Deles que oriunda toda a Magia, pois sem Elementos não há energia mágica. A sustentação da Vida depende do equilíbrio e da manutenção dos Elementos. Nossas gerações mais atuais têm pouco se importado com essa premissa, porém se algo não for feito, e logo, aprenderemos pelo modo mais difícil. Algumas pessoas têm se esforçado para mudar o quadro de nosso meio ambiente, porém enquanto toda a população mundial não se mobilizar, e cada um fizer seu trabalho de formiga, nada será suficiente. A Natureza é Justa e Sábia, e retribui com a mesma intensidade aquilo que recebe – faça a sua parte, seja a diferença. E que os Deuses te abençoem por outras coisas, não por cuidar do planeta, pois isso não é mais do que obrigação de todo habitante da Terra, afinal esta é a nossa casa, nossa única casa. A Terra é nossa Mãe, e se não cuidarmos Dela, não existiremos mais. Seja agradecido por poder realizar sua missão pessoal, pois muitos de nossos descendentes não terão essa oportunidade.

Há formas diferentes para se atrair cada uma dessas forças, e vou abordar aqui algumas delas. Não deixe de observar a Natureza, sempre, pois é Dela que derivamos todo nosso conhecimento e Arte. Descubra a sua forma de agir magicamente e espiritualmente, e contribua, fazendo do seu trabalho de pesquisa um legado a ser deixado para os filhos de um novo tempo.

Bênçãos de Nephtys,



Créditos: ~Brendan - eucultura

Comentários

Mensagens populares