Lâmpadas fluorescentes compactas


Lâmpadas fluorescentes compactas mais económicas

São mais caras do que as incandescentes, mas a sua utilização compensa o investimento inicial, graças ao baixo consumo de energia e longa duração.

Lâmpadas fluorescentes compactas mais económicas

Foco sobre a poupança

A iluminação da casa representa cerca de 10% dos gastos em electricidade. Substituir as lâmpadas incandescentes por economizadoras é uma das medidas de base para poupar na factura da energia. Muitos consumidores resistem a esta mudança, sobretudo por serem mais caras na compra. Enquanto uma lâmpada incandescente não custa mais de um euro, uma fluorescente compacta pode custar mais de cinco, mas a sua utilização compensa largamente o investimento inicial.

A eficiência energética e o tempo de vida das compactas tornam-nas realmente economizadoras: por cada lâmpada incandescente que substituir estará a poupar cerca de 4 ou 5 euros por ano. Se multiplicar este valor pela quantidade de lâmpadas que usa em casa e pelo tempo de vida destas (6 ou até 12 anos), a poupança é considerável. Se substituir 6 lâmpadas incandescentes por fluorescentes, ao fim de 6 anos, poderá poupar 180 euros.

Características iluminadas

  • As lâmpadas fluorescentes compactas, também designadas economizadoras de energia, têm diferentes intensidades. A indicação do fluxo luminoso emitido é obrigatória na embalagem e vem expressa em lúmenes ou watts. As de intensidade média, com potência de 10 a 13 watts, têm entre 450 e 900 lúmenes. As de intensidade elevada têm de 17 a 20 watts, ou seja, entre 900 e 1500 lúmenes.
  • Para ter uma ideia da equivalência numa lâmpada incandescente em watts, divida o valor em lúmenes por 10: um fluxo luminoso de 600 lúmenes corresponde a uma incandescente de cerca de 60 watts.
  • Apesar de o tamanho das fluorescentes compactas ser cada vez mais próximo do das incandescentes, convém verificar se o tamanho e formato são adequados ao candeeiro.
  • As lâmpadas economizadoras pertencem às classes energéticas A ou B, enquanto as incandescentes são das classes E ou F. Seria útil que a etiqueta energética reflectisse também as diferenças de eficiência entre lâmpadas economizadoras. Com esta informação adicional, o consumidor poderia escolher as lâmpadas mais eficientes, dentro das economizadoras.

Conselhos úteis

  • As lâmpadas economizadoras são a melhor opção para iluminar a sala, os quartos e a cozinha. Quanto mais tempo ficarem acesas, mais compensa usá-las, embora muitos modelos sejam resistentes a ciclos sucessivos de ligar/desligar.
  • Não são indicadas para locais de passagem como despensas ou corredores, pois algumas demoram alguns minutos a emitir a luz desejada.
  • Também não são adequadas no exterior da casa e em locais frios, como caves ou garagens. As baixas temperaturas diminuem o rendimento luminoso. Nestes casos, as velhas incandescentes continuam a ser a melhor opção.
  • No fim de vida de uma lâmpada fluorescente, nunca a deite no lixo (é muito tóxica, por conter mercúrio). Entregue-a na loja onde comprar uma nova ou deposite-a num ecocentro para reciclagem.
  • Devido à boa qualidade da generalidade das marcas e à grande variação de preço, opte pela lâmpada mais barata na loja.
Bem eu ontem andei a substituir todas as lâmpadas de casa por lâmpadas económicas :P

Comentários

Pec disse…
As companhias de electricidade aqui mandam-nas de graca! Ha que pensar na ecologia ... e na carteira! :)

Mensagens populares