Grilo

Nota: Para outros significados de Grilo, ver Grilo (desambiguação).

Grilo (do latim grillus) é designação comum dos insetos ortópteros, subordem ensifera, que constituem a família dos gryllidae ou grilídeos, que possuem, além de longas antenas filisiformes, órgãos auditivos para perceber os sons que produzem com possantes estriduladores situados nas suas asas anteriores.

Características

Somente os grilos machos produzem sons e o fazem para atrair as fêmeas para a reprodução. Para tanto, os machos possuem uma série de pelos nas bordas de suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra a outra.

Assim cada espécie produz um canto peculiar que varia com a época do ano, e que é mais intenso para atrair a fêmea e mais suave quando ela já está presente e se inicia a fase do cortejo.

A fêmea possui um longo órgão ovopositor característico. Estes insetos são onívoros terrestres e noturnos. Cavam no solo orifícios com até meio metro de profundidade que terminam numa habitação circular. A entrada da toca é mantida sempre limpa porque aí se constitui a zona de canto do macho.

Existem cerca de 900 espécies de grilos ao redor do mundo e muitas vezes estes são confundidos com os gafanhotos, dos quais são bem diferentes, embora aparentados.

Animais de estimação

Em algumas culturas os grilos são tomados como animais de estimação. Na China, o pouso de um grilo em uma pessoa significa muita sorte, e em várias partes do mundo eles são consumidos como alimento.

Os grilos são encontrados em diversas partes do mundo, e a criação em cativeiro é feita há mais de mil anos em países como a China, Japão, Africa do Norte, e Europa Ocidental .

A maneira como eram criados antigamente lembra e muito a forma como temos nossos pássaros hoje em dia: em nossas residências, colocados em gaiolas ricamente ornamentadas, e com o mais belo canto possível.

Eram considerados amuletos de boa sorte, e por incrível que pareça: criavam-se “grilos-de-briga”, que disputavam torneios tão populares como as rinhas de galos-de-briga.

Os adversários eram deixados por um longo período de jejum, e o prêmio do vencedor era poder devorar o oponente.

Atualmente são criados em larga escala em vários países, para serem vendidos como alimento vivo em lojas de animais de estimação, como iscas para pescaria em pesque-pagues, e como iguaria culinária em restaurantes especializados.

Grilos são insetos muito asseados, sendo fácil criá-los, mas alguns fatores devem ser considerados antes de dar início a uma criação:

  • Grilos fazem barulho – para minimizar esse problema, uma dica é reduzir o número de machos na caixa de criação (um macho para três fêmeas).
  • Necessitam de atenção diária, para se verificar a existência de água limpa e comida.
  • Considere que algumas fugas serão inevitáveis.
  • Os grilos têm um odor característico, mas se a colônia for bem manejada e mantida limpa, a maioria das pessoas não considera esse odor desagradável.

O canto do grilo (principalmente em desenhos animados) depois de uma piada ou de uma sugestão também pode ser símbolo de que foi uma piada seca ou de que houve silencio, ou seja, a sugestão foi ignorada.


Sua principal alimentação é de folhas.

Taxonomia

Subfamílias da família Gryllidae:

  • Eneopterinae —
  • Gryllinae — grilo comum ou do campo; castanho ou preto; alguns deles, apesar do nome, frequentam casas, como por exemplo o grilo-doméstico (Acheta domesticus)
  • Nemobiinae — grilos terrestres
  • Oecanthinae — grilos arborícolas; normalmente verdes com asas largas e transparentes; frequentam árvores e arbustos.
  • Phalangopsinae
  • Podoscirtinae — grilos anómalos
  • Pteroplistinae
  • Trigonidiinae — grilos de cauda em espada
Gryllidae
Grilo-doméstico (Acheta domesticus)
Grilo-doméstico (Acheta domesticus)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Orthoptera
Subordem: Ensifera
Família
Gryllidae

Comentários

Mensagens populares