Formação Nadador-Salvador


Nadador Salvador:
Denomina-se Nadador Salvador a pessoa habilitada com o curso de Nadador-Salvador, certificado pelo ISN, a quem incumbe informar, prevenir, salvar, resgatar e prestar Suporte Básico de Vida em qualquer circunstância, nas praias de banhos, em áreas concessionadas em piscinas e outros locais onde ocorrem práticas aquáticas.


Funções do Nadador Salvador
-Vigiar a forma como decorrem os banhos, observando as instruções técnicas do ISN e as do orgão local da Autoridade Maritima em caso de acidente pessoal ocorrido com banhistas ou de alteração das condições metereológicas;
-Auxiliar e advertir os banhistas para situações de risco ou perigosas que, no meio aquático, constituam risco para a saúde ou integridade física, próprias ou de terceiros;
-Socorrer os banhistas em situações de perigo, de mergência ou de acidente;
- Manter durante o horário de serviço ap presença e proximidade necessárias a sua àrea de vigilância e socorro;

-Entre muitos outros....


Formação de Nadores-Salvadores:
Através do Núcleo de Formação de Socorros a Náufragos o ISN tem uma equipa de formadores responsáveis pelos cursos de nadadores salvadores.

Os Cursos de Formação de Nadadores Salvadores são agrupados pelas seguintes áreas geográficas, de acordo com os locais onde são realizados:
- Norte; Centro; Lisboa e Vale do Tejo; Alentejo; Algarve; Regiões autónomas.


Inscrições no Curso:
As inscrições deverão ser efectuadas nos seguintes locais:
-Capitania Marítima da sua área de residência;
-Comissões de coordenação de Desenvolvimento Regional da sua área de residência (explo: Autarquias, escolas, clubes, grupos de escuteiros, associações de Nadadores Salvadores, NEVA, etc.);
-Escola Nacional de Bombeiros (Corporações de bombeiros voluntários e sapadores);
-ISN (quando os interessados no curso não se encontrem nas zonas anteriormente descritas).


Pré-Inscrição:
Os interessados poderão efectuar a pré-inscrição através deste site "AQUI", dirigir-se à Capitania do Porto de Aveiro, sito no Forte da Barra na Gafanha da Nazaré, ou se preferirem, podem obter informações, pelo telefone 234 397 244, ou directamente com o responsável pela formação Dr.º Paulo Anastácio pelo telefone 965380114.


Condições de Admissão:
As condições para concorrer aos Cursos de Nadador Salvador são:
- Ter idade mínima de 18 à data do ínicio do curso;
- Possuir a escolaridade obrigatória;
- Possuir robustez física e mental para o exercicio da actividade de Nadador-Salvador, comprovada por atestado médico;
- Entregar os seguintes documentos
- Fotocópia do BI;
- 1 Fotografia actualizada;
- Curriculum escolar e profissional;
- O Valor do curso é de 127 euros*.(*valor estimado e referente a 2009)


Plano do Curso de Nadador Salvador:
O Curso de Nadador Salvador é constituído por componentes teórico/práticos tendo uma carga horária de 135 horas distribuídas por 29 dias (incluíndo exames iniciais e finais) úteis em horário pós-laboral, incluíndo sábados.


Esclarecimento Provas de Admissão:
Aqui, pode para clarificar o ponto 6 “Provas de Admissão” da circular n.º 1/2009 relativa aos “Cursos de Formação de Nadadores Salvadores (C.F.N.S.), uma vez que se tem verificado "desconhecimento" dos seus objectivos, pela maioria dos candidatos.

Comentários

manuel santos disse…
o curso de nadador salvador estah mal estruturado. Por exemplo: o instruendo faz a prova de admissão prática, leva quase um mês dentro de agua a aprufundar a componente prática, e depois no final num exame escrito, o aluno pôe tudo a perder se não tiver 75./. na prova teorica. Porque não fazer primeiro o ezxame teorico nio inicio ou a meio do curso? Alem do facto do curso teorico não ser tão bem desempenhado que o curso pratico.
Ivo disse…
Meu caro manuel.o exame teorico é no fim porque durante esse mes tem as aulas teoricas tal como a pratica. e garanto-lhe que é mais facil falhar as provas fisicas finais que ter menos de 75% na teorica.
Joana Carvalho disse…
Muito boa noite
Eu estou interessada á bastante tempo em tirar um curso de nadador-salvador será possivel alguem me informar sempre que houver alguma formação na zona norte? o meu email é joanacarvalho10@sapo.pt. Agradecia mesmo ao máximo essa publicidade uma vez que já estou a espera de uma oportunidade à bastante tempo mas nao tenho tido conhecimento de nada aqui nesta zona.
Os melhores cumprimentos

Mensagens populares