Lançado Fedora 12


Foi lançado o Fedora 12, famosa distro com base no Red Hat, com participação da comunidade e distribuída gratuitamente.

A versão 12 traz novidades interessantes que deixam o desktop mais "amigável" e fácil de usar.

O Empathy é um mensageiro instantâneo que suporta áudio e vídeo, que vem se tornando padrão em várias distros. Além de servir para conversar, ele permite compartilhar o desktop com amigos para obter ajuda. Junto com as melhorias no suporte a webcam e vídeo embutidas no Fedora 12, o Empathy se mostra como uma das melhores soluções atuais de mensageiro instantâneo para o Linux.

Uma grande melhoria do Fedora 12 é o suporte a dispositivos de áudio Bluetooth, com configuração bem mais fácil.

O Network Manager, gerenciador de conexões de rede, teve a interface reescrita e facilita muitas coisas - gerenciar conexões globais e específicas para cada usuário, suporte a tethering via Bluetooth (permite usar um telefone celular como modem para acessar a internet no PC), gerenciamento de senhas melhorado, suporte a IPv6, entre outras coisas.

O PackageKit, recurso de "adicionar/remover programas" do Fedora, também recebeu melhorias na interface. É possível instalar pacotes direto do navegador. Ele suporta Gnome e KDE, e traz um plugin para o terminal que oferece a instalação de um programa quando você tentar rodar um comando que não esteja instalado no sistema.

O suporte a Tablets está bem trabalhado, fornecendo na maioria dos casos uma experiência "out-of-the-box" - sem precisar editar arquivos de configuração manualmente. As melhorias permitem usar facilmente tablets sensívels à pressão em softwares como Inkscape, GIMP, Cell writer e no Xournal. No Xournal é possível adicionar notas, preencher e assinar formulários em PDF - sem mais precisar imprimir, assinar e digitalizar novamente.

Para administradores, há algumas novidades também. Uma nova ramdisk promete tornar o boot mais ágil. O GRUB suporta ext4, o Kernel Mode Seting (KMS) fica ativo por padrão ao usar controladoras de vídeo da Nvidia, ATI e Intel, propiciando um boot rápido e limpo visualmente.

Em desenvolvimento também não deixa a desejar, vindo com ferramentas populares do ramo. Emacs, Mercurial e PHP, Eclupse 3.5.1 com mais plugins, e claro, SQL.

Uma lista dos recursos pode ser vista em:

http://fedoraproject.org/wiki/Fedora_12_one_page_release_notes

Mais algumas coisas podem ser lidas na notícia de quando saiu o beta.

Download:

https://fedoraproject.org/get-fedora

Comentários

Mensagens populares