Será mesmo que cada um tem aquilo que merece?


Será mesmo que cada um tem aquilo que merece?

Os ditados populares não têm um denominador científico, baseiam-se simplesmente na experiência do povo, nas generalizações, no senso comum e na tradição oral que existe há largos anos. As pessoas acabam por assentar as suas vivências nesse tipo de sabedoria, reforçando-as com base na voz do povo. E porquê? Talvez porque se sintam melhor assim, é como que uma acomodação, uma justificação plausível e compreensível para o que vai acontecendo.

"Cada um tem aquilo que merece"

É uma frase que se ouve e anda nas bocas do povo desde sempre. Não sei se esta expressão será um ditado polular ou não, no entanto, não gosto de a ouvir e acho que de sabedoria nada tem.
Se todas as pessoas tivessem o que merecem, as pessoas de bem estariam felizes e saudáveis e quem se limita a ser má pessoa, teria o que de pior há na vida. Infelizmente e quase sempre, não é assim. Acabamos por assistir todos os dias a injustiças, revoltamo-nos com pequenas grandes coisas que nos vão acontecendo e nem sempre temos a capacidade para virar tudo ao contrário, porque simplesmente, não está nas nossas mãos.
Para muitos isto pode não ter qualquer importância, mas evito utilizar esta expressão. Porque é injusta e cruel de ouvir, principalmente para aqueles que têm apenas um bocadinho de menos sorte na vida.



Comentários

Mensagens populares