Instalando o SharePoint 2010 no Windows 7

Instalando o SharePoint 2010 no Windows 7





Overview

O lançamento do SharePoint 2010 Beta Public em Novembro de 2009 agitou o mercado de profissionais de TI por todo o mundo.

Uma das grandes novidades na parte da infraestrutura do SharePoint 2010 apresentadas na nova versão é sem dúvidas a possibilidade de instalarmos o SharePoint em sistemas operacionais “cliente”, como por exemplo o Windows 7, recomendado apenas para ambientes de desenvolvimento e instalações stand-alone.

INFO: Nas versões anteriores do SharePoint (MOSS 2007 e WSS 3.0), era possível instalarmos o SharePoint em sistemas operacionais cliente com a utilização de ferramentas de terceiros disponíveis no mercado, a solução não era out-of-the-box nem homologada pela Microsoft.

A Microsoft lançou um artigo com um guia completo sobre os requisitos de hardware e software para o SharePoint 2010, veja mais informações em:

Determine hardware and software requirements (SharePoint Server 2010)
http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc262485(office.14).aspx

SharePoint 2010 Products TechCenter
http://technet.microsoft.com/en-us/sharepoint/ee263917.aspx

Solução

Para essa solução vou trabalhar com as seguintes tecnologias:

- Windows SharePoint Foundation 2010 Beta
- Microsoft® SQL Server® 2008
- Windows 7 x64

INFO:Eu utilize a instalação do SharePoint Foundation 2010, mas o artigo também se aplica ao SharePoint Server 2010.

Vou utilizar o Windows 7 como sistema operacional para o nosso exemplo, porém esse mesmo procedimento serve para o Windows Vista com Service Pack 1 e 2.

1. Iniciando a Instalação.

1.1.Ao clicar em Install SharePoint Foundation, para tentar executar o instalador do SharePoint Foundation 2010 no Windows 7 será exibido a seguinte tela de erro.

Esse erro ocorre porque para que a instalação da versão Beta do SharePoint 2010 seja instalada em sistemas operacionais “cliente”, são necessárias algumas configurações pré-instalação.

1.2.Navegue até a pasta que o instalador do SharePoint 2010 extraiu os arquivos de instalação, geralmente “C:\Program Files (x86)\MSECache\SharePoint2010” ou “C:\Program Files (x86)\MSECache\oserver2010” para SharePoint Server.

*INFO: Você pode também manualmente extrair os arquivos de instalação, copiando o .EXE de instalação para uma pasta desejada, depois extrair os arquivos via Prompt de Comando, executando a seguinte sintaxe de comando: "c:\CaminhoDaSuaPasta\SharePoint.exe /extract:C:\CaminhoDaSuaPasta" ou "c:\CaminhoDaSuaPasta\OfficeServer.exe /extract:C:\CaminhoDaSuaPasta" para SharePoint Server, note que o .EXE referenciado é o nome do seu arquivo de instalação.

*DICA: Recomendo fortemente que mesmo que o instalador já tenha extraído a pasta conforme citado acima, você copie a pasta para outro local como a raiz do C:\, pois as permissões na pasta MSECache são limitadas.

1.3.Abra a pasta “Files\Setup”.

1.4.Abra o arquivo config.xml.

1.5.Adicione a seguinte linha de código logo acima da tag “”.

*INFO: esses parâmetros são case-sensitive, portanto atenção nisso.

1.6.Salve o arquivo.

1.7.Verifique se os Recursos do Windows necessários estão habilitados.

a. Acesse “Control Panel/Programs and Features”.

b. Clique na opção “Turn Windows Feature On or Off”.

c. Certifique-se que todos os recursos necessários estão ativados conforme imagem abaixo:

*DICA: você pode executar a seguinte linha de comando no Prompt de Comando para habilitar todos os recursos acima: start /w pkgmgr /iu:IIS-WebServerRole;IIS-WebServer;IIS-CommonHttpFeatures;IIS-StaticContent;IIS-DefaultDocument;IIS-DirectoryBrowsing;IIS-HttpErrors;IIS-ApplicationDevelopment;IIS-ASPNET;IIS-NetFxExtensibility;

IIS-ISAPIExtensions;IIS-ISAPIFilter;IIS-HealthAndDiagnostics;IIS-HttpLogging;IIS-LoggingLibraries;IIS-RequestMonitor;IIS-HttpTracing;IIS-CustomLogging;IIS-Security;IIS-BasicAuthentication;IIS-WindowsAuthentication;IIS-DigestAuthentication;IIS-RequestFiltering;IIS-Performance;IIS-HttpCompressionStatic;IIS-HttpCompressionDynamic;IIS-WebServerManagementTools;IIS-ManagementConsole;IIS-IIS6ManagementCompatibility;IIS-Metabase;IIS-WMICompatibility;WAS-WindowsActivationService;WAS-ProcessModel;WAS-NetFxEnvironment;WAS-ConfigurationAPI;WCF-HTTP-Activation;WCF-NonHTTP-Activation

1.8.Certifique-se que os seguintes pré-requisitos estão instalados na sua máquina:

a. .NET Framework 3.5 SP1

b. Hotfix for Microsoft Windows (KB971831)

c. Windows PowerShell 2.0 CTP3 x64

d. Windows Installer 4.5 Redistributable

Softwares adicionais necessários:

e. Microsoft FilterPack 2.0 Beta

*INFO: Você encontra o software acima na pasta da instalação em “PrerequisiteInstallerFiles\FilterPack”, execute o arquivo FilterPack.msi via Prompt de Comando.

f. Microsoft Sync Framework

g. SQL Server Native Client

h. Microsoft Geneva Framework Beta 1 Runtime for x64

i. ADO.NET Data Services v1.5 CTP2

j. Chart Controls (não é necessário na instalação do SharePoint Foundation 2010)

k. SQL Server Analysis Services - ADOMD.Net (não é necessário na instalação do SharePoint Foundation 2010)

1.9.Execute o instalador do SharePoint 2010 novamente.

1.10. Clique em Install SharePoint Foundation.

*INFO: Não é possível executar o “PrerequisiteInstaller.exe” no Windows 7 ou Windows Vista, portanto a opção “Install software prerequisites” não funciona no nosso exemplo.

1.11. Marque a opção “I accept the terms of this agreement” e clique em Continue.




1.12. Escolha o tipo de instalação desejada, no nosso exemplo vamos prosseguir com a instalação Standalone.

1.13. Desmarque a opção “Run the SharePoint Products and Technologies Configuration Wizard Now” e clique em Close.

1.14. Instale a seguinte atualiazação Microsoft SQL Server 2008 KB 970315 x64:

a. Microsoft SQL Server 2008 KB 970315 x64

1.15. Execute o “SharePoint Products and Technologies Configuration Wizard Now” em “Start/All Programs/Microsoft SharePoint 2010 Products/SharePoint 2010 Products Configuration Wizard”.

1.16. No final do SharePoint Products Configuration Wizard clique em Finish.

1.17. Pronto, o SharePoint irá abrir a home do site criado pelo Configuration Wizard.

*DICA: É altamente recomendado que você execute o Windows Update em busca de atualizações do produto.

*INFO: O artigo acima foi criado baseado na versão beta do SharePoint 2010, a Microsoft pode alterar eventualmente qualquer uma dessas configurações.

Após concluirmos acima a instalação stand-alone do SharePoint Foundation 2010 no Windows 7, seu novo ambiente SharePoint 2010 está pronto para utilização, lembrando que a versão instalada em sistemas operacionais “cliente” tem algumas limitações e não devem ser utilizadas para ambientes de produção.

Conclusão

Hoje exploramos de forma simples como instalar o SharePoint 2010 (Foundation e Server) em sistemas operacionais “cliente”.


Fonte Linha de Codigo

Comentários

Mensagens populares