Filmes...

DVD-RIP (DVDRip)
Uma cópia exacta do DVD final (o que sai para as lojas). Algumas vezes pode ser a versão do director, o que é raro, mas é igual ao DVD comercializado.



DVD-SCREENER (DVDscr)
A qualidade é idêntica á de um DVD comum, porém existe sempre algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela imagem, ou a aparecer durante um certo tempo, ou até mesmo ás vezes deixa o filme a preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial. Este tipo de DVD serve para divulgação e normalmente são distribuídos antes do lançamento, normalmente a jornalistas e imprensa. Pré-lançamento!



VHS-RIP (VHSRip)
Uma cópia exacta do VHS final, já não se faz muito em novidades pelos novos formatos existentes mas utiliza-se principalmente nos filmes antigos.



TV-RIP (TVRip)
Simplesmente é um RIP capturado usando caixas digitais de cabo/satélite preferivelmente ou PRE-AIR das alimentações de satélite que emitem directo às emissoras de TV, alguns dias antes da exibição. É capturado com uma placa de TV digital ligada num slot PCI do PC, geralmente dá bons resultados, o formato quase sempre é MPEG ou AVI podendo ser convertido em VCD/SVCD/DivX/XviD.



Watermarks
A maioria dos filmes são dos Asian Silvers/PDVD (pessoas do oriente que disponibilizam os filmes muito facilmente e a um preço pequeno, são geralmente gravados em DVD, mas encontramos também em formato VCD). Esses filmes têm uma letra inicial ou um logo pequeno, geralmente num dos cantos do filme. Os mais famosos são "Z", "A" e "Globe".



WS
Widescreen (letterbox)



FS
Fullscreen



Internal
Os grupos clássicos de DVD fazem muitas releases do tipo INTERNAL. As ripagens do cinema tem uma qualidade mais baixa, então usam o INTERNAL para não baixar a reputação do grupo, ou devido às quantidades de versões já existentes. No principío o grupo normalmente disponibiliza os filmes apenas a membros.



Limited
Indica que o filme foi apresentado em menos de 250 cinemas, o que é uma taxa de visualização inferior à da maioria dos filmes, daí ser limitada.



RePack
Geralmente é um segundo rip feito normalmente pelo mesmo grupo,onde todos os problemas encontrados no primeiro rip vêm solucionados.



Nuke
Um rip pode ser "NUKADO", por diversas razões (BAD A/R - aspecto ratio, distorção do filme. BAD IVTC - conversão do framerate incorrecto, má sincronia Bad Sync,Fakes quando o ficheiro não contêm o que diz no nome ...etc)
neste caso não se deve optar por estas releases.



Proper
Significa que o primeiro lançamento possuía alguns defeitos, som fora de sincronia, baixa qualidade,etc... Então outro grupo lança novamente o mesmo filme corrigindo os defeitos.



STV
Filmes ripados do DVD que nunca chegaram ao cinema, foram directo para os clubes de video e TVs.



Subbed
Ripagem com legenda embutida,normalmente são do local de origem do filme (a lingua da legenda é quase sempre mencionada)Ás vezes a seguir aparece uma versão UNSUBBEDque tal como o nome indica não tem legendas.



SyncFIX
Normalmente é um patch lancado pelo grupo após detectarem uma falha na sincronia do rip(este patch normalmente resolve a situação).



UNRATED
Filmes sem cortes pela censura internacional,ou por qualquer outras razões.



NFO
Quase sempre um arquivo NFO é fornecido com o filme ou jogo para promover o grupo e dar informação geral sobre o rip, tisl como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informações. NFO = Informações



NTSC / PAL
NTSC e o PAL são dois dos padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps(NTSC) comparando a 25fps( PAL)), mas o PAL tem uma definição de melhor qualidade. Os dois tipos de padrões podem ter variacões, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeo-cassetes, DVDs.



Bitrate
O Bitrate está directamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.



Frame
A fonte básica de um filme. Um frame representa uma foto. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo (dobro da quantidade de fotos necessárias passadas constantemente na tua frente para obteres a noção do movimento).


FPS
Definição de Frames per Second, ou frames por segundo. Ajuda bastante saber esta informação principalmente para converter legendas ou procurá-las na internet.


VBR
Bitrate Variável. É possível "ripar" áudio e vídeo com bitrate variável, ou seja não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes com mais acçãopor exemplo vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade/realidade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos VBR são melhores que CBR.


CODECS
É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).


CODECS DE VÍDEO (DivX / XviD)
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressão MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX podes ver os filmes com qualidade de DVD som de CD, no teu PC.O XVid já possui uma tecnologia melhor do que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.


CODECS DE ÁUDIO

AC3
Indica que o som do rip tem qualidade alta: 5.1 canais de som (ideal para ouvir num sistema de home cinema).
É uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando uma resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "ripar" vídeos até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.



AAC
Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Actualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem este novo formato de áudio.

CAM (CAM)
Com uma câmera de vídeo digital (DV - Digital Vídeo), os grupos gravam o ecrã do cinema, normalmente na pré-estréia. Lógico que a qualidade não é a de um DVD. Mas este meio é o unico meio de conseguir as Novidades e os Lançamentos , ás vezes mesmo antes de dar para o cinema já se consegue ver no PC.


TeleSync (TS)
O sistema é muito parecido com o CAM, porém o sistema de captação de áudio é externo, já o CAM é onboard (microfone de camera). Isso ajuda a melhorar e muito a qualidade do som. Muitos TeleSync são filmados em cinemas vazios ou da cabine de projecção com uma câmera profissional, dando uma qualidade melhor da imagem e do som.


TeleCine (TC)
Um TeleCine é máquina que copia filme do rolos de cinema para o sistema digital. O som e a imagem são muito bons, mas esses equipamentos são muito caros e raros.


SCREENER (SCR)
Geralmente conseguido através de fitas vhs promocionais que são enviadas aos distribuidores, jornalistas e imprensa antes da venda. Porém existe sempre algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela imagem, ou a aparecer por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme a preto e branco. Por isso significa que o VHS não é comercial.


Códigos Regionais (R1,2,3,4,5,6,7,8,9,0)
Regiões dos DVDs (região 1,2,3,4,...) de acordo com a distribuição de países.
R0 Sem código de região
R1 Estados unidos da América, Canadá
R2 Europa,incluindo França, Grécia, Turquia, Egypto, Arabia, Japão e Africa do sul
R3 Korea, Thailandia, Vietnam, Borneo e Indonésia
R4 Australia e Nova Zelândia, México, Caraíbas, America do sul
R5 India, Africa, Russia e antigos países que antigamente formavam a USSR
R6 Republica da China
R7 Sem uso
R8 companhias Aéreas/Cruzeiros
R9 Expansão (normalmente é usado como região livre)

R1 and R2 Geralmente são considerados os de melhor qualidade.




WORKPRINT (WP)
É uma cópia do filme que não foi terminada. Pode ter cenas incompletas, músicas e a qualidade pode variar. AlguNS WPs são muito diferentes da cópia final e outros podem conter cenas extras. . Hoje em dia,contém muitas ADD (adicionais) de DVD, essas cenas são cortadas do filme final.

Comentários

Mensagens populares