GodMode: acesse todas as configurações do Windows 7


O Windows 7 tem um modo "escondido" de acessar quase todas as suas configurações: o nome ficou popular como "God Mode" ou "Modo Deus", termo normalmente utilizado em games para impedir que o jogador morra ou sofra danos, apesar de receber os golpes.

Sem ligação com games ou poderes de "super usuário", no Windows 7 isso permite acessar rapidamente diversas configurações do sistema. Mais precisamente agrupa todas as configurações que podem ser pesquisadas, quando você digita um trecho delas no menu Iniciar ou na busca do sistema. Veja:

godmode

Para ativar é muito simples, apenas crie uma nova pasta e renomeie-a com esse nome:

GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

São cerca de 270 configurações agrupadas em muitas categorias. As interfaces chamadas por elas são as velhas conhecidas, isso apenas encurta o caminho. É mais fácil digitar UAC no menu Iniciar, por exemplo, para trocar as configurações do UAC do que ir clicando item por item no Painel de controle.

Renomeando a pasta com alguma coisa que corrompa a string entre chaves, ela volta a ser uma pasta comum. E o termo "GodMode" aparentemente foi divulgado na internet e "pegou", mas você pode nomeá-la com qualquer coisa antes do .{, o que leva a crer que esse não é um nome oficial.

O curioso é que isso também funciona no Windows Vista. Aparentemente só no de 32-bit, casusando um crash no Explorer se fizer no de 64-bit. No Windows 7 funciona nos dois.

Aparentemente um dos primeiros a reviver o fato na web foi o blog stadt-bremerhaven.de, em 12 de dezembro, mas a notícia só ganhou repercussão global por esses dias. Procurando mais a fundo, encontra-se referências mais antigas, como uma de 2008 no fórum Neowin.

Fonte http://www.guiadohardware.net/noticias/2010-01/4B4356E0.html

Comentários

Mensagens populares