Timeout no arranque de serviços do SQL Server


Em determinadas circunstâncias os serviços do SQL Server podem não arrancar automaticamente quando o Windows inicia. No meu caso passaram a existir problemas, no Windows 10, após uma determinada atualização recente (KB3201845). Mesmo após remover esta atualização e efetuar ao restart ao sistema, o serviço do SQL Server não arrancava automaticamente e como consequência o ERP Primavera não abria. Se o serviço fosse iniciado manualmente, aí sim, arrancava com normalidade. Após analisar os eventos do Windows detetei que existia um tempo limite de arranque que tinha sido atingido (ID do evento: 7009). O serviço tenta arrancar dentro de um determinado tempo estabelecido. Se não conseguir por qualquer motivo, deixa de tentar novamente.
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Uma das formas de ultrapassar e contornar este problema pode passar por aumentar o tempo limite para um valor superior (o dobro ou o triplo por exemplo). Para esse efeito criei uma nova chave no registo do Windows, conforme imagem em baixo.
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Como proceder?:
Abra o registo do Windows (tecla Windows+R) e escreva regedit. Navegue até:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control
Agora, com o botão direito em cima de Control, crie uma nova chave do tipo DWORD. Altere o nome da chave para ServicesPipeTimeout. Modifique a chave de acordo com a imagem acima (“Base” e “Dados do valor”). No campo do valor coloque o valor pretendido, em milissegundos. Reinicie o computador e teste.


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