Dores ou formigueiros nas mãos? síndrome do túnel cárpico ?

As mãos são usadas no nosso dia-a-dia como complemento à nossa comunicação e como instrumento de trabalho. Devem, por isso, ser alvo da nossa atenção, no sentido de se efectuar uma vigilância apertada a qualquer sinal ou sintoma de alteração.

O síndrome do túnel cárpico constitui uma das patologias mais comuns da mão. Trata-se de uma lesão no nervo mediano provocada porque ele está a ser comprimido na sua passagem pelo punho que é uma zona muito estreita envolvida por um forte ligamento e por onde tem de passar muitos tendões e vasos.

Os sintomas são:

- sensação de formigueiro na área de enervação do mediano (três primeiros dedos)

- dor tipo pontada

- dificuldade na execução dos movimentos finos

- nos casos mais evoluídos, há atrofia dos músculos (mão de macaco)

De notar que a sensação de formigueiro, bem como a dor, são predominantes durante a noite, chegando a causar um incómodo que impossibilita um sono reparador.

Este tipo de patologia surge, habitualmente, em indivíduos com trabalhos repetitivos (Ex: caixas de supermercado, escritores), sendo mais frequente no sexo feminino.

Caso este problema seja diagnosticado numa fase inicial pode ser feito um trabalho de fisioterapia especifico para tentar ganhar mobilidade e espaço para o nervo, mas em casos mais avançados será necessária cirurgia para libertar o nervo.

Após a cirurgia é fundamental um processo de reabilitação adequado para recuperar a mobilidade da mão e evitar a formação de fibroses que limitem a mão ou mesmo o sucesso da operação.

Fisioterapeuta Flávio Mateus

Comentários

Mensagens populares