Desenvolvedor compila versão de 64-bit do Firefox

Desenvolvedor compila versão de 64-bit do Firefox
O Firefox ganha do IE em recursos, mas fica devendo uma versão de 64-bit (que o IE tem). Não faz muita diferença em desempenho para um simples navegador web, pelo menos para a maioria dos usuários. Mas se modernizar é algo que ocorrerá com o tempo, numa transição quase natural das aplicações de 32 para 64-bit. E com isso os navegadores, uma hora ou outra, terão de se adaptar. No caso do IE ele não tem muito valor ainda, porque não há Flash de 64-bit. E sem Flash, muitos sites ficam horríveis ou nem funcionam. Culpa da Adobe.

Um desenvolvedor chamado de Makoto portou o Firefox 3.0, e agora o 3.5, para a arquitetura de 64-bit. Ele anunciou planos para contribuir com possíveis compilações oficiais, no Firefox 3.6 ou superiores. Não há nada certo se a Mozilla lançará o FF de 64-bit com a versão 3.6, mas ele está otimista.

As principais vantagens com a transição para 64-bit incluem o trabalho com criptografia, que fica mais rápido; chamadas de algumas funções; e um melhor gerenciamento de arquivos grandes. Testes com versões de 64-bit mostram desempenhos significantes em algumas situações.

Um problema do patch para o Firefox 3.5 de 64-bit é que ele quebra a compatibilidade com o sistema de plugins da Mozilla, que opera somente em 32-bit. Assim o navegador ficaria "puro". Com uma versão de 64-bit oficial, isso seria resolvido.

O Google Chrome também não tem versão de 64-bit. O Safari tem, o Opera tem apenas para Linux e OpenBSD. Daqui uns 4 ou 5 anos todos eles deverão migrar, visto que a futura próxima versão do Windows (depois do Windows 7) deverá ter apenas versões de 64-bit, segundo divulgações não oficiais. Claro que deverá haver compatibilidade com programas de 32-bit, mas ao rodar num sistema de 64-bit, o ideal é ter o software otimizado para tal; isso evita que ele carregue bibliotecas de 32-bit e consequentemente ocupe menos memória, se for de 64-bit.

Quem quiser experimentar desde já a compilação não oficial do Firefox 3.5 de 64-bit para Windows, pode baixá-la em:

http://wiki.mozilla-x86-64.com/Main_Page

Uma recomendação é fazer backup da pasta do perfil do Firefox, pois a mesma pasta será usada por essa versão.
Via Daily Tech

Finalmente :)

Comentários

Mensagens populares