Netiquette ou network etiquette etiqueta da rede

Netiquette ou network etiquette ( traduzindo, “etiqueta da rede” ) é a lista do que é ok fazer e do que não é ok fazer na comunicação online. São regras simples que devem ser seguidas a fim de facilitar a troca de mensagens e informações entre os internautas, conservando um máximo de respeito e cordialidade nesta grande convivência virtual.

Regra 1: Quando comunicas através da Internet, tudo o que vês é uma tela de computador. Não podes usar expressões faciais, tons de voz ou gestos para complementares a tua mensagem. Tudo o que tens são palavras. Então, muito cuidado com elas. Escreve e reescreve as tuas mensagens pensando em não deixar margens para interpretações dúbias. Pensa também que quem vai recebê-las é um ser humano com sentimentos e emoções. Quanto mais cordiais as tuas mensagens forem, sem deixarem de ser verdadeiras, melhor!

Regra 2: Além de ser cordial, tem cuidado com o que escreves. Quando comunicas pela Internet, seja por email ou através de listas de discussão, as tuas palavras podem ser enviadas para terceiros e/ou armazenadas nos portáteis dos destinatários, fora do teu controle. Evita escrever (e fazer!) algo que te possa comprometer no futuro.

Regra 3: Comporta-te na Internet como te comportas fora dela. Sê ético e não infrinjas as leis.

Regra 4: Conhece o terreno. Esta regra é especialmente importante quando se está a participar em listas de discussões. Passa um período apenas a “escutar” o que os outros têm a dizer. Assim percebes o tom de “cada lista” e a tua participação poderá ser mais apropriada e rica.

Regra 5: Não desperdices o tempo nem a bandwidth dos outros internautas. Selecciona adequadamente os destinatários de cada uma das tuas mensagens. Não te envolvas em determinadas discussões online (sabe quando a discussão deixou de ser produtiva). Ao construíres o teu website, não o enchas com ilustrações pesadas que provocarão lentidão na tua navegação.

Regra 6: Tem atenção com a gramática e com a ortografia na hora de redigires as tuas mensagens. Toda a tua comunicação será exclusivamente escrita, não te esqueças. Várias pessoas irão conhecê-lo através da Internet e é bom que tenham uma boa impressão tua, certo?

Regra 7: Tem atenção com o conteúdo das tuas mensagens. Escreve sobre o que sabes ou simplesmente faz perguntas. Informação incorrecta passada via email pode atingir um número imprevisto de pessoas e deixá-lo(a) numa situação constrangedora- evite isso.

Regra 8: Confirmando o que tu já deves intuir: não use palavrão de espécie alguma nas tuas mensagens.

Regra 9: Não escrevas palavras inteiramente com letras maiúsculas nas tuas mensagens. Usadas para chamar a atenção em peças publicitárias e malas- directas tradicionais, letras maiúsculas significam que tu estás “gritando” a palavra escrita. O que não é de bom tom, concordas?

Regra 10: Compartilha o teu conhecimento pela Internet. Envia emails, constrói o teu próprio website, troca experiências com experts. Compartilhar o conhecimento dá grande prazer. Compartilhar o conhecimento é tradição na Internet desde o seu início. Compartilhando o conhecimento, estamos contribuindo para o enriquecimento cultural das pessoas e povos e tornando o mundo um melhor lugar de se viver.

Regra 11: Não leias o email de outras pessoas. Respeite a privacidade de cada um.

Regra 12: Não faças spams. Spam é o envio de emails comerciais não solicitados- um grave erro e fonte de problemas na Internet.

Regra 13: Ao responderes a um email, mantém o email original do remetente para facilitar a compreensão da mensagem.

Regra 14: Não envies arquivos com vírus nos teus emails. Não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti.

Agora já te podes iniciar na Internet sabendo de antemão quais são as regras da polidez online. Isso vai garantir-te tranquilidade e evitar dissabores, não tenhas dúvidas!

Comentários

Mensagens populares