Impressoras 3d

Modelos

Os modelos mais comuns são os listados abaixo
  • Eixos XYZ, com a cabeça de impressão nos eixos XZ e mesa no eixo Y. Neste modelo, a cabeça de impressão move para os lados e para cima, enquanto a mesa se move para frente e para trás. Ex: Prusa i3,  MendelHuxley, …
  • Eixos XYZ, com a cabeça de impressão nos eixos XY e mesa no eixo Z. Neste modelo, a cabeça de impressão se move para os lados e para frente/trás, sendo que o conjunto fica fixo na parte superior. A mesa se move para baixo durante a impressão. Ex: UltimakerCliever, ..
  • Delta, em que existem 3 eixos verticais, ligados à cabeça de impressão através de um conjunto de hastes. Os eixos se movem para cima e para baixo, de forma sincronizada, para criar a movimentação da cabeça nos 3 eixos de impressão. Ex: RostockKossel, …
Dentro destes 3 modelos, existem inúmeras variações, de forma que se torna inviável citar todas e descrever suas diferenças. O importante é que, dentro de cada modelo, as características que diferem são os materiais utilizados, o hardware (eletrônica, motores, …), o posicionamento do tracionador de filamentos, o posicionamento da eletrônica e fonte, o tipo de display utilizado. Assim, compreendendo cada um dos modelos, a escolha de uma ou outra variação se torna uma questão de mera conveniência.

Eixos XYZ
Os 2 primeiros são muito parecidos, ou seja, para qualquer um, o usuário vai acabar com um aparelho semelhante a um cubo (mais largo, mais profundo ou mais alto), com dimensões que partem 40cm de lado para uma mesa de 20cm x 20cm, aproximadamente.
Elas ocupam mais espaço, horizontalmente, porém, algumas delas, permitem mesas de impressão bastante grandes (60cm x 40cm de base, por exemplo). Também são menos complexas e de manutenção mais simples.
Delta
As Delta são impressoras onde a altura é, em geral 2x maior (ou mais) que a largura, possuindo uma mesa circular, a área de impressão é relativamente pequena, mas compensam na altura de impressão e na velocidade da cabeça de impressão (tendem a serem mais rápidas para imprimir peças mais complexas, onde a impressão não é contínua). A manutenção é um pouco mais complexa, pois a cabeça de impressão fica suspensa em 3 eixos.

Aquisição

Existem 3 forma de se adquirir uma impressora 3D FDM:
  1. Comprar a impressora montada (pronta): Caso você não se considera apto a montar sua própria impressora, ou mesmo não tenha paciência para tal empreitada, sempre é possível comprar uma impressora pronta. Existem produtos mais comerciais, com marca própria e produtos mais “genéricos”, montados por empresas / pessoas especializadas. A vantagem disso é que, você recebe a impressora e, em uma hora ou duas, deve estar apto a utilizá-la. As desvantagens, são o preço mais alto e, em caso de problemas (defeitos de fabricação, componentes estragados), será necessário recorrer à assistência do fabricante ou vendedor.
  2. Comprar um kit e montar você mesmo: Se você se considera apto a montar um dispositivo que possui partes mecânicas, fiação e eletrônica, se você possui paciência para investir entre 15 e 25 horas, se você consegue resistir a frustrações, então esse é a forma ideal de aquisição, na minha opinião. É consideravelmente mais barato do que adquirir uma impressora montada (às vezes até R$ 1.000,00 mais barato, ou mais), e você recebe todas as pelas necessárias de uma vez só, sem precisar garimpar lojas / internet. Além disso, ao montar o aparelho, você adquire conhecimento sobre o seu funcionamento, e tem condições de consertá-lo você mesmo. Por fim, da mesma forma, adquire conhecimento para poder realizar melhorias nela.
  3. Comprar as peças de forma separada e montar você mesmo: Essa forma, apesar de ser a mais barata de todas, considero a menos recomendável. Obviamente, tem todas as vantagens e desvantagens da forma anterior, porém, é necessário que você tenha muito conhecimento do que está fazendo. Muitas pessoas pensam: “é só seguir o tutorial X”. Mas não é bem assim: muitos tutoriais são incompletos, por vezes, as peças utilizadas naquele tutorial não estão mais disponíveis ou são difíceis de encontrar. Além disso, várias peças estruturais, em geral, também são impressas, o que faz com que você precise de alguém que as imprima.

Comentários

Mensagens populares