SIP
SESSION INITIATION PROTOCOL (SIP)
• SIP foi desenvolvido no IETF (RFC 3261).
• É um protocolo de sinalização multimédia, também usado para VoIP.
• É uma alternativa a H.323.
• É mais flexível e mais simples.
• É mais adequado para o suporte de dispositivos inteligentes.
• Os testes de interoperabilidade de produtos são feitos por vários fabricantes durante eventos SIPit (SIP Interoperability Tests).
• Dezenas de fabricantes participam anualmente nestes testes.
• SIP pressupõe que a voz é transmitida sobre RTP.
• De um modo semelhante a H.323, a sinalização é separada do transporte de voz.
• Como protocolo de sinalização, estabelece, modifica e quebra sessões multimédia.
VoIP
• SIP pode correr sobre UDP ou TCP.
• SIP é um protocolo cliente-servidor.
Cliente é o originador da chamada e o servidor é quem recebe a chamada. Clientes e servidores podem estar na mesma plataforma.
• Podem existir proxies, que actuam como clientes e servidores.
• Existem quatro tipos de servidores:
- Servidor proxy
- Servidor de redireccionamento
- Servidor agente do utilizador
- Servidor de registo.
Servidor Proxy
• Gere pedidos ou envia pedidos a outros servidores.
• Pode ser usado para reenvio de chamadas.
Servidor de redireccionamento
• Mapeia o endereço de destino para zero ou mais endereços.
• Não inicia nenhum pedido SIP.
Servidor agente de utilizador
• Aceita pedidos SIP e contacta o utilizador.
• O utilizador responde (SIP response)
• Está integrado num dispositivo SIP. Por exemplo, um telefone SIP.
Servidor de registo
• Aceita pedidos de registo SIP, indicando que o utilizador está num determinado endereço.
• É tipicamente combinado com um servidor proxy ou de redireccionamento.
• O estabelecimento de uma chamada SIP envolve as seguintes mensagens:
Vantagens de SIP
• Tenta manter a sinalização tão simples quanto possível.
• Oferece um alto grau de flexibilidade.
• Inclui um número de campos opcionais nas mensagens. Estes campos opcionais podem transportar informação específica dos utilizadores para o contexto em questão.
• O utilizador tem controlo da chamada, sem precisar de assinar serviços específicos para as chamadas.
Fonte http://neerci.ist.utl.pt/~neerci.daemon/neerci_shelf/LERC/3%20Ano/1%20Semestre/Arquitectura%20de%20Redes/Antiga%20RIC/Teoricas%20e%20Resumos/2011%20-%202012/11e.%20VoIP%20SIP.pdf
• SIP foi desenvolvido no IETF (RFC 3261).
• É um protocolo de sinalização multimédia, também usado para VoIP.
• É uma alternativa a H.323.
• É mais flexível e mais simples.
• É mais adequado para o suporte de dispositivos inteligentes.
• Os testes de interoperabilidade de produtos são feitos por vários fabricantes durante eventos SIPit (SIP Interoperability Tests).
• Dezenas de fabricantes participam anualmente nestes testes.
• SIP pressupõe que a voz é transmitida sobre RTP.
• De um modo semelhante a H.323, a sinalização é separada do transporte de voz.
• Como protocolo de sinalização, estabelece, modifica e quebra sessões multimédia.
VoIP
• SIP pode correr sobre UDP ou TCP.
• SIP é um protocolo cliente-servidor.
Cliente é o originador da chamada e o servidor é quem recebe a chamada. Clientes e servidores podem estar na mesma plataforma.
• Podem existir proxies, que actuam como clientes e servidores.
• Existem quatro tipos de servidores:
- Servidor proxy
- Servidor de redireccionamento
- Servidor agente do utilizador
- Servidor de registo.
Servidor Proxy
• Gere pedidos ou envia pedidos a outros servidores.
• Pode ser usado para reenvio de chamadas.
Servidor de redireccionamento
• Mapeia o endereço de destino para zero ou mais endereços.
• Não inicia nenhum pedido SIP.
Servidor agente de utilizador
• Aceita pedidos SIP e contacta o utilizador.
• O utilizador responde (SIP response)
• Está integrado num dispositivo SIP. Por exemplo, um telefone SIP.
Servidor de registo
• Aceita pedidos de registo SIP, indicando que o utilizador está num determinado endereço.
• É tipicamente combinado com um servidor proxy ou de redireccionamento.
• O estabelecimento de uma chamada SIP envolve as seguintes mensagens:
Vantagens de SIP
• Tenta manter a sinalização tão simples quanto possível.
• Oferece um alto grau de flexibilidade.
• Inclui um número de campos opcionais nas mensagens. Estes campos opcionais podem transportar informação específica dos utilizadores para o contexto em questão.
• O utilizador tem controlo da chamada, sem precisar de assinar serviços específicos para as chamadas.
Fonte http://neerci.ist.utl.pt/~neerci.daemon/neerci_shelf/LERC/3%20Ano/1%20Semestre/Arquitectura%20de%20Redes/Antiga%20RIC/Teoricas%20e%20Resumos/2011%20-%202012/11e.%20VoIP%20SIP.pdf
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