Atualizar para o Windows 8.1 a partir do Windows 8

O Windows 8.1 e a compilação Windows RT 8.1 no Windows 8 e no Windows RT, para trazer melhorias na personalização, pesquisa, aplicações, a Loja Windows e a conectividade de nuvem e tem as funcionalidades de segurança e fiabilidade esperadas do Windows. Rápido e concebido para funcionar em vários dispositivos, principalmente na nova geração de dispositivos táteis.
Se, atualmente, o seu PC tiver o Windows 8 ou o Windows RT, pode atualizá-lo gratuitamente para o Windows 8.1 ou o Windows RT 8.1. E, ao contrário das atualizações anteriores ao Windows, esta atualização será obtida a partir da Loja Windows.

1. Antes de começar

Os requisitos de sistema para o Windows 8.1 e o Windows RT 8.1 são praticamente os mesmos que para o Windows 8: se o seu PC já tiver o Windows 8 (ou o Windows RT), na maioria dos casos, pode obter a atualização gratuita para o Windows 8.1 (ou o Windows RT 8.1).
Mas, antes de começar, deve ter em conta o seguinte.
  • Os seus ficheiros, aplicações de ambiente de trabalho, contas de utilizador e definições vêm consigo. O Windows 8.1 e o Windows RT 8.1 são fornecidos com algumas novas aplicações incorporadas e atualizarão ou substituirão algumas das aplicações incorporadas existentes. As suas aplicações existentes da Loja Windows não acompanham o utilizador, mas quando a atualização estiver concluída, poderá reinstalar todas estas aplicações ao mesmo tempo, ou apenas aquelas que quiser. Para saber mais, consulte a secção Reinstalar as suas aplicações da Loja Windows desta página.
  • Verificaremos automaticamente as suas aplicações e dispositivos de ambiente de trabalho. Como parte da atualização, verificamos as suas aplicações de ambiente de trabalho e dispositivos ligados atuais e informamos sobre o que precisa de fazer para as preparar para a atualização ou para voltarem a funcionar após a atualização. Na maioria dos casos, não precisará de fazer nada, a maioria das aplicações de ambiente de trabalho, dispositivos (como impressoras) e ligações de rede funcionarão normalmente após a atualização. Se estiver preocupado com determinado dispositivo ou aplicação de ambiente de trabalho, pode verificar a respetiva compatibilidade no Centro de Compatibilidade do Windows.
  • Considere usar uma conta Microsoft para iniciar sessão no seu PC. Se já usar uma conta Microsoft para iniciar sessão no Windows 8 ou no Windows RT, utilizará a mesma conta para iniciar sessão no Windows 8.1 ou no Windows RT 8.1.
    Caso contrário, recomendamos que comece a usar uma conta Microsoft no Windows 8.1 ou no Windows RT 8.1. Em termos simples, trata-se da cola que mantém juntas muitas funcionalidades úteis do novo Windows: a capacidade para transferir aplicações a partir da Loja, sincronizar automaticamente as suas definições e documentos entre os seus PCs, fazer uma cópia de segurança das suas fotografias para a nuvem para poder aceder às mesmas a partir de qualquer lugar e ver em conjunto todos os seus contactos a partir de várias contas de correio eletrónico e redes sociais nas aplicações Pessoas e Correio.
    Se já tiver uma conta que usa com o Outlook.com, Xbox LIVE, Windows Phone ou Skype, significa que já tem uma conta Microsoft. Se usar mais de uma destas contas, podemos ajudá-lo a determinar que endereço de correio eletrónico deve usar.
  • Pode continuar a trabalhar enquanto a atualização é instalada. A transferência e a instalação poderão demorar entre cerca de 30 minutos e várias horas, consoante a velocidade da sua ligação à Internet e a velocidade e configuração do seu PC, mas continua a poder usar o PC enquanto a atualização está a ser instalada em segundo plano. Durante este período, se decidir deixar de estar sentado ao computador, certifique-se de que, primeiro, guarda o seu trabalho e fecha todas as aplicações abertas para a eventualidade de o PC ter de ser reiniciado automaticamente enquanto está ausente. Depois de ser reiniciado, não conseguirá usar o PC durante um determinado período (de 20 minutos a uma hora), enquanto estão a ser aplicadas as aplicações. Depois de concluída esta fase, iremos orientá-lo na escolha de algumas definições básicas e, em seguida, o Windows concluirá a aplicação de quaisquer atualizações finais necessárias.

2. Preparar o seu PC

Deve fazer algumas coisas antes de iniciar a instalação.
  1. Fazer uma cópia de segurança dos seus ficheiros. Apesar de os seus ficheiros e aplicações o acompanharem quando faz a atualização para o Windows 8.1 ou o Windows RT 8.1, recomenda-se que se certifique de que, primeiro, fez uma cópia de segurança dos seus ficheiros através da configuração do Histórico de Ficheiros.
  2. Ligue o portátil ou o tablet. É importante manter o PC ligado à corrente durante o processo de atualização, para a eventualidade de perder energia antes de concluído o processo, porque a atualização poderá não ser instalada corretamente.
  3. Ligar à Internet. Não é obrigatório, mas recomendamos que mantenha a ligação à Internet ativa até estar concluída a atualização. Caso contrário, terá de voltar a fazê-lo para terminar a configuração mais tarde e a configuração demorará mais tempo.
  4. Obtenha as mais recentes atualizações críticas e importantes. Poderá necessitar de algumas atualizações antes de poder instalar o Windows 8.1. Na maioria dos casos, as mais recentes atualizações serão instaladas automaticamente através do Windows Update. Mas, se não tiver as atualizações automáticas ativadas e tiver de verificar manualmente a existência de atualizações, ou se quiser verificar quando foram instaladas as mais recentes atualizações, poderá fazê-lo a partir do Windows Update. Para mais informações, consulte Windows Update: Perguntas mais frequentes

3. Obter a atualização gratuita

Está preparado? Agora pode transferir a atualização gratuita a partir da Loja Windows.
  1. Vá para o Ecrã inicial e toque ou clique no mosaico Loja.


    Mosaico Loja no Início
    Mosaico Loja no Ecrã inicial
  2. Na Loja, toque ou clique na atualização do Windows 8.1 ou do Windows RT 8.1. Se a atualização no ecrã principal da Loja não for apresentada, consulte Porque não consigo localizar a atualização na Loja?
  3. Toque ou clique em Transferir.
  4. A atualização será transferida e instalada em segundo plano enquanto usa o seu PC para fazer outras coisas. O instalador certificar-se-á de que tem espaço em disco suficiente, que as suas aplicações e dispositivos funcionarão com o Windows 8.1 ou o Windows RT 8.1 e que tem todas as atualizações obrigatórias.
    Em alguns casos, o instalador poderá encontrar algo que exige a atenção do utilizador antes de poder continuar a instalar a atualização. Nesse caso, será apresentada uma mensagem a indicar o que é preciso fazer.

    Nota

    • Se a instalação for interrompida por algum motivo, poderá reiniciar a atualização onde a interrompeu regressando à Loja e transferindo novamente a atualização.

4. Reiniciar

Depois de transferida a atualização e de concluída a primeira fase da instalação (que pode demorar entre 15 minutos e algumas horas, consoante a velocidade do sistema e da ligação), será apresentada uma mensagem a indicar que o seu PC tem de ser reiniciado. Terá 15 minutos para terminar o trabalho em mãos, guardar o trabalho e fechar as suas aplicações e, em seguida, o PC será reiniciado automaticamente. Também pode reiniciar o PC manualmente.


Aviso de mensagem de reinício
Aviso de mensagem de reinício
Importante

Importante

  • Se se ausentar do PC antes de estar pronto para reiniciar, certifique-se de que guarda o seu trabalho e fecha todas as aplicações de ambiente de trabalho que está a usar para assegurar que não perde nada quando for reiniciado automaticamente. O PC poderá ter de ser reiniciado mais de uma vez, consoante a forma como está configurado e a necessidade de atualizações adicionais.
  • A reinicialização demorará mais do que habitualmente, de 20 minutos a cerca de uma hora, enquanto a atualização é aplicada. Durante este período, não conseguirá usar o seu PC.

5. Escolher as definições

Termos de licenciamento

Depois de concluída reinicialização do PC, serão apresentados os termos de licenciamento para software do Microsoft. Consulte os termos e toque ou clique em Aceito para continuar. Se não aceitar os termos, a instalação do Windows 8.1 ou do Windows RT 8.1 é cancelada e o PC será revertido para o Windows 8 ou o Windows RT.

Definições rápidas

Será apresentada uma lista das definições recomendadas, denominadas definições rápidas. Para aceitar estas definições e continuar, toque ou clique em Utilizar definições rápidas. Mais tarde, pode alterar qualquer uma destas definições, depois de concluir a configuração. Se quiser alterar agora algumas destas definições, toque ou clique em Personalizar.


Definições rápidas mostradas na configuração
Definições rápidas mostradas durante a configuração
Para saber mais, toque ou clique em Saber mais sobre definições rápidas. Para saber como estas definições afetam a sua privacidade, toque ou clique em Declaração de privacidade.

Iniciar sessão

Em seguida, ser-lhe-á pedido para iniciar sessão.


Iniciar sessão durante a configuração
Iniciar sessão com uma conta Microsoft
Se já usar uma conta Microsoft para iniciar sessão no Windows 8 ou no Windows RT, o nome da sua conta será preenchido automaticamente. Se, anteriormente, usou uma conta local para este efeito, primeiro terá de iniciar sessão com a sua conta local e, em seguida, pediremos para configurar uma conta Microsoft, que pode usar para iniciar sessão no seu PC após a atualização.
Mostrar tudo

Se já tiver uma conta Microsoft

  1. Introduza o endereço de correio eletrónico da sua conta Microsoft, se for necessário, e a palavra-passe.
  2. Enviaremos um código de segurança para o endereço de correio eletrónico alternativo ou número de telefone configurado para esta conta e terá de introduzir esse código para validar que é o proprietário da conta. Isto ajuda-nos a proteger a sua conta e dispositivos quando acede a informações confidenciais. Se ainda não tiver informações de contacto alternativas configuradas para a conta, ser-lhe-ão pedidas agora.

    Notas

Para criar uma nova conta Microsoft

  1. Escolha Criar uma nova conta.
  2. Em seguida, será solicitado que escolha o endereço de correio eletrónico que quer usar como conta Microsoft. Pode ser qualquer endereço de correio eletrónico que utiliza e não está limitado a endereços da Microsoft. Introduza o endereço de correio eletrónico que usa com maior frequência. Iremos usá-lo para configurar as aplicações Correio e Pessoas automaticamente com o correio eletrónico e os contactos que já usa diariamente.
  3. Introduza a palavra-passe que quer usar e preencha as restantes informações, incluindo o nome próprio, apelido e o seu país ou região.
  4. Em seguida, também lhe será pedido para fornecer um endereço de correio eletrónico alternativo ou número de telefone onde possamos contactá-lo por correio eletrónico, telemóvel ou mensagem SMS. Isto ajuda-nos a proteger a sua conta e dispositivos sempre que acede a informações confidenciais com esta conta. Depois de introduzir estas informações, enviar-lhe-emos uma mensagem com um código de segurança que terá de introduzir para validar que é o proprietário da conta.

Armazenamento na nuvem SkyDrive

Se estiver a configurar um PC pela primeira vez com o Windows 8.1 ou o Windows RT 8.1, verá as novas opções do SkyDrive.
Se já tiver outro PC com o Windows 8.1 ou o Windows RT 8.1 e optou por sincronizar as definições nesse PC, as suas definições do SkyDrive também serão sincronizadas entre o PC existente e este e poderá não ver este ecrã.


Opções do SkyDrive durante a configuração
Opções do SkyDrive durante a configuração
Se clicar em Seguinte neste ecrã, o seu PC utilizará estas predefinições do SkyDrive:
  • as fotografias que tirar com este PC são guardadas na pasta de imagens da câmara neste PC e é feita automaticamente uma cópia de segurança de menor resolução de cada fotografia no seu SkyDrive.
  • Quando cria um novo documento, a localização predefinida para guardar é SkyDrive. Mas pode sempre optar por guardar documentos individuais localmente noutra unidade.
  • O Windows guardará uma cópia de segurança das suas Definições do PC no SkyDrive. Se acontecer alguma coisa ao seu PC e tiver de substituí-lo, as suas definições são guardadas na nuvem e poderá transferi-las para um novo PC instantaneamente.
Mais tarde, pode alterar qualquer uma destas definições nas Definições do PC. Se preferir desativar agora todas estas definições, toque ou clique em Desative estas funcionalidades do SkyDrive (não recomendado).

Atualizações finais

Uma vez que o Windows está sempre a ser atualizado, podem existir atualizações críticas disponíveis desde a finalização do Windows 8.1 e do Windows RT 8.1. O Windows verifica se estas atualizações críticas estão disponíveis quando termina a configuração do Windows 8.1 ou do Windows RT 8.1 pela primeira vez e, se encontrar, transfere-as automaticamente. A transferência e instalação destas atualizações poderá demorar alguns minutos, consoante as atualizações necessárias. O seu PC também poderá ter de ser reiniciado uma ou mais vezes para completar as atualizações.

6. Bem-vindo ao novo Windows

É apresentado o novo Ecrã inicial.


Ecrã inicial
O novo Ecrã inicial
Grande parte terá o aspeto familiar, mas se quiser explorar as novidades e como o explorar, consulte esta página do Ecrã inicial.
As suas aplicações de ambiente de trabalho acompanham-no quando faz a atualização para o Windows 8.1, mas terá de reinstalar as suas aplicações da Loja Windows. Pode ver todas as suas aplicações da Loja Windows na secção As suas aplicações da Loja. A partir daqui, pode escolher as que quer instalar no seu PC atualizado e instalá-las todas ao mesmo tempo.


Instalar aplicações da sua página As suas aplicações na Loja
Instalar aplicações da sua página As suas aplicações na Loja

Para reinstalar aplicações a partir da Loja

  1. No Ecrã inicial, toque ou clique no mosaico da Loja para abrir a Loja Windows.
  2. Faça o gesto de percorrer para baixo na margem superior do ecrã ou clique com o botão direito do rato, em seguida, toque ou clique em As suas aplicações.
  3. Selecione todas as aplicações que quer instalar e toque ou clique em Instalar.

Nota

Comentários

Mensagens populares