Morreu Dennis Ritchie

Morreu Dennis Ritchie, criador da linguagem de programação C e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema operativo de código aberto UNIX, avança hoje a imprensa internacional.

Aos 70 anos, o homem que integrou o grupo de programadores que deu início aos trabalhos que haviam de conduzir à criação do UNIX, cuja autoria é atribuída a Ken Thompson, faleceu esta quinta-feira na sequência de doença prolongada.

A notícia foi comunicada através do Google+ por Rob Pike, atual engenheiro da Google mas conhecido pelo seu envolvimento na criação de produtos da Bell Labs, à qual Dennis Ritchie dedicou a maior parte da sua carreira, reporta o TechCrunch.

Também conhecido pelo pseudónimo "dmr", Dennis Ritchie é conhecido por ter criado a linguagem de programação C, que desenvolveu nos Bell Telephone Laboratories, entre 1969 e 1973, para o sistema operativo UNIX. Mais tarde, esta deu origem a outra popular linguagem de programação, o C++.

O programador entrou para os Bell Labs em 1967, que eram, à data, uma das maiores fornecedoras de serviços de telefonia nos Estados Unidos e um dos mais conhecidos laboratórios de investigação.

O UNIX nasceu na sequência do trabalho desenvolvido por Ken Thompson em 1969, que reescreveu o Multics - criado pelo grupo formado quatro anos antes, onde se incluíam ele próprio e Dennis Ritchie.

Em 1973, quando Dennis Ritchie e Ken Thompson trabalhavam nos laboratórios, reescreveram o sistema operativo usando a linguagem C, para superar as limitações da linguagem B (desenvolvida por Ken), pelo que o uso da C é considerada uma razão fundamental para a rápida difusão do UNIX. O kernel foi publicado ainda nesse ano.

Atualmente, a linguagem C continua a ser uma das mais populares do mundo e, para além da C++, serviu também de base ao desenvolvimento da Java. O UNIX deu, como se sabe, origem ao Linux.

A importância de Dennis Ritchie valeu-lhe o reconhecimento da comunidade e distinções como o Prémio Turing, juntamente com Ken Thompson, em 1983, e a Medalha Nacional da Tecnologia, em 1998, entregue pelo presidente Bill Clinton.

Comentários

Mensagens populares