Novo anúncio: Campanha do INEM (Chamadas Falsas)

Campanha “E se precisasse de uma ambulância e esta estivesse ocupada numa chamada falsa?”

O INEM vai lançar uma campanha de sensibilização sobre as chamadas falsas para o 112. Em 2006, registaram-se cerca de 24.281 chamadas falsas no INEM, que originaram a saída de 8.984 ambulâncias. Cada uma destas chamadas pode custar uma vida.

Esta campanha vai ser emitida na televisão, rádio e cinemas a partir do próximo dia 19. A mensagem é simples: uma chamada falsa pode custar uma vida e, por isso, o 112 deve ser usado apenas em caso de emergência. Pode visionar e ouvir os spots desta campanha em www.inem.pt.

Há ainda a referir que esta é uma campanha Pro Bono, ou seja, todos os intervenientes colaboraram gratuitamente nesta iniciativa. A ideia da realização da campanha e a assinatura criativa pertencem à empresa B+ Comunicação, tendo a produção ficado a cargo da Shots Portugal. Para o plano de meios contribuiu a Carat, que contou com o apoio dos três operadores de televisão em sinal aberto - RTP, SIC e TVI - das promotoras de espaço em cinema Screenvision, + Cinema e das rádios nacionais TSF e RFM. A voz da campanha pertence ao actor Diogo Infante. A todos estes intervenientes o INEM agradece publicamente a colaboração.

Diariamente, dezenas de ambulâncias de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa são accionadas desnecessariamente. Tudo por causa das chamadas falsas para o 112, uma situação que provoca dificuldades no funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.
Todas as chamadas feitas para o 112 que envolvam feridos ou doentes são transferidas pela PSP para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Nestes centros, apesar da triagem feita pela polícia, acabam ainda assim por ser recebidos alguns alertas falsos.
Só em 2006 os CODU do INEM receberam 24.281 chamadas falsas, a que corresponderam 8.948 saídas de ambulâncias. Caso estes números não lhe digam nada, fique a saber que isto significa que todos os dias, a nível nacional, o INEM recebe 66 chamadas falsas por dia. Assim, todos os dias, são activadas 25 ambulâncias por dia para situações falsas.
Cabe a todos – instituições, cidadãos, comunicação social - assegurar e ensinar que o 112 é um número que só deve ser utilizado em situações verdadeiras. É que, cada brincadeira para este número pode provocar dificuldades no socorro a quem dele verdadeiramente necessitar.


É Sempre Importante Ajudar a Divulgar....

www.Bombeiros-Portugal.net
www.Inem.pt

Comentários

Mensagens populares