Raspberry Pi instalação do Samba

ntrodução 

 
O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003). Este artigo faz uma abordagem introdutória ao Samba, mostrando suas principais características e um pouco de sua história.
Breve história do Samba
O Samba é uma criação de Andrew Tridgell. De acordo com informações dadas no site oficial  do software, Tridgell precisava montar um espaço em disco em seu PC para um servidor Unix. Esse PC rodava o sistema operacional DOS e, inicialmente, foi utilizado o sistema de arquivos NFS (Network File System) para o acesso. Porém, um aplicativo precisava de suporte ao protocolo NetBIOS (não suportado pelo NFS). A solução encontrada por Tridgell não foi tão simples: ele escreveu um sniffer (pequeno programa para captura de tráfego de dados em rede) que permitisse analisar o tráfego de dados gerado pelo protocolo NetBIOS, fez engenharia reversa no protocolo SMB (Server Message Block) e o implementou no Unix. Isso fez com que o servidor Unix aparecesse como um servidor de arquivos Windows em seu PC com DOS.
Logotipo do SambaEsse código foi disponibilizado publicamente por Tridgell em 1992. Porém, tempos depois, o projeto foi posto de lado até que um determinado dia Tridgell decidiu conectar o PC de sua esposa ao seu computador com Linux. Porém, não encontrou nenhum meio melhor que seu código para fazer isso e assim o utilizou.
Através de contatos feitos por e-mail, Tridgell descobriu que as documentações dos protocolos SMB e NetBIOS estavam atualizadas e assim voltou a dedicar-se ao projeto. Porém, uma empresa entrou em contato com ele reivindicando os direitos sobre o nome usado no software até então. Diante disso, Andrew Tridgell teve a idéia de procurar em um dicionário uma palavra que tivesse as letras s, m e b (de SMB) e acabou encontrando o termo "samba". A partir daí o projeto Samba cresceu e hoje Andrew Tridgell conta com uma excelente equipe de programadores e com milhares de usuários de sua solução espalhados pelo mundo.
O que o servidor Samba faz
Com o servidor Samba, é possível compartilhar arquivos, compartilhar impressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede com igual ou maior eficiência que servidores baseados em sistemas operacionais da Microsoft. Mas, neste caso, o sistema operacional utilizado é o Linux.
O Samba é compatível com praticamente qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 9x, Me, 2000, XP e Server 2003, além de máquinas com o Linux, é claro.
Todo trabalho feito pelo Samba é provido de grande segurança, uma vez que há grande rigor nos controles dos recursos oferecidos. Tanto é que existem empresas que usam o Samba como solução para conflitos existentes entre diferentes versões do Windows.
Como não poderia deixar de ser, o Samba também permite que sua configuração seja feita por meio de computadores remotos. Para os casos mais críticos, o administrador da rede pode até ser notificado de anormalidades por e-mail (para isso é necessário usar um script específico que busca informações nos arquivos de log e cria um arquivo que pode ser enviado via e-mail).

 fonte http://www.infowester.com/linuxsamba.php



Vamos então começar a instalação
 
sudo apt-get install samba samba-common-bin
 
 fazer um backup do ficheiro de configuracao original para o caso de algo corra mal
 
sudo cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf.old 
 
 
Editar o ficheiro
 
 
sudo nano /etc/samba/smb.conf
 
onde está
 
 #  security = user
 
passa para
 
 
  security = user
 
Isto para activar autenticação 


adicionar o utilizador pi ao samba

sudo smbpasswd -a pi
 
criar uma pasta "publica"
 
 
sudo mkdir /home/shares
sudo mkdir /home/shares/public
sudo chown -R root:users /home/shares/public
sudo chmod -R ug=rwx,o=rx /home/shares/public
 

voltar a editar 
sudo nano /etc/samba/smb.conf
 
 
adicionar
 
[public]
  comment = Public Storage
  path = /home/shares/public
  valid users = @users
  force group = users
  create mask = 0660
  directory mask = 0771
  read only = no
 

reninciar o serviço

sudo /etc/init.d/samba restart
 
para testar 


em outro pc


\\nomedamaquina\public


Comentários

Mensagens populares