Google Drive

Google Drive, o suposto serviço de armazenamento de arquivos do Google. Rumores circulam sobre ele desde 2006! Recentemente, um consultor de mídia sociais flagrou o serviço em uma apresentação da empresa. Investigamos o assunto mais a fundo e, sim, o Google Drive existe e está sendo integrado ao Google Docs silenciosamente, bem debaixo do nosso nariz.

Interface do Google Drive vazada e a atual, lado a lado.
Interface vazada e a atual, lado a lado. O item "Minhas coleções" da barra lateral virou "Meu Google Drive".
Sem imagens borradas e de baixa qualidade. Conseguimos capturas de tela (reais) que mostram como o Google Drive deve aparecer para os sortudos que tem acesso à versão de testes. O serviço web é nada mais que o próprio Google Docs, que provavelmente será rebatizado num futuro próximo.
Ainda na lista de rumores existe o projeto Platypus, o aplicativo do Google Drive, que foi vazado pelo blog Google Blocoscoped no longínquo ano de 2006. Supostamente, ele teria a capacidade de sincronizar arquivos locais com os arquivos do atual Google Docs.
Agora vem a cereja do bolo: de acordo com nossas descobertas, na implementação atual no Google Docs existe uma opção chamada “Faça download do Google Drive” no menu de upload de arquivos. Seria essa a confirmação definitiva de que existe mesmo um aplicativo no estilo do Dropbox?
Opção "Faça download do Google Drive", no menu de upload do Docs
A opção existe, mas só os testadores tem o link correto para download. :(
Mas você deve estar se perguntando sobre como descobrimos isso. Simples: existem referências no código atual do Google Docs. Sim, o mesmo serviço usado por milhões de pessoas pelo mundo mantém esses recursos inativos, esperando um usuário com as permissões corretas.
Quando você acessa o Google Docs ele carrega algumas configurações específicas pra cada usuário que dizem se determinado recurso será habilitado ou não. Descobrimos que é possível habilitar essa interface alterando apenas duas opções na página.
Vamos para a parte técnica da coisa (lembrando que isso pode parar de funcionar a qualquer momento, então não me culpe se não funcionar :-P ). É possível fazer isso com o Chrome, seguindo esses passos:

  • Abra o Google Docs e as “Ferramentas do desenvolvedor” (F12).
  • Na aba “Script”, confirme que o arquivo atual seja (program), procure por config['cookieFetchElement'] e clique no número da linha. Ela vai ficar azul, indicando um breakpoint.
Código do Google Docs nas "Ferramentas do desenvolvedor" do Chrome
E estamos quase lá
  • Recarregar a página (F5) e você vai ver que o carregamento ficou “travado” nesse ponto.
  • Passe para a aba “Console” copie o seguinte código e aperte Enter (o ed deve significar Enable ‘Drive’ e, o ddu‘Drive’ download URL)config.ed = true; config.ddu = '.';
  • Basta voltar para a aba “Script” e continuar a execução (F8)
Se tudo der certo, seu Google Docs vai ficar igual ao das imagens acima. :)
Ainda não há nenhuma confirmação se esse produto realmente será lançado ao público geral ou é apenas algum recurso destinado aos funcionários da empresa. Mas de acordo com as informações acima, o serviço parece estar muito próximo do lançamento.

Fonte http://www.gemind.com.br/4823/referencias-google-drive-docs/

Comentários

Mensagens populares