sexta-feira, setembro 11, 2009

Gasolina 4 Dicas


1ª dica: Encher o tanque pela manhã cedo.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo de terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.
Por isto, se encher o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do camião seja exacto.

2ª dica: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais
dinheiro. Ao sair mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras de saída devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

3ª dica: Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O
combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes
depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

4ª dica: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois.
Se chega você ao posto de serviço e vê um camião cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

Fonte Cosmix

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