Fibra óptica em Portugal


Sinteticamente, a fibra óptica é um tubo de vidro, que também pode ser de material produzido com polímero, que apresenta desde diâmetros micrométrico (mais fino que um fio de cabelo), até vários milímetros, por onde passam lasers que carregam ficheiros de informação, permitindo uma largura de banda com capacidade para 100 Mbps, tecnologia que permite a passagem de um ficheiro com duas horas vídeo em cerca de dois minutos.

A fibra óptica tem como finalidade, a possibilidade de chegar a casa do cliente oferecendo larguras de banda que possam chegar até aos 100 Mbps, e oferecendo serviços não só de Internet, como dando também a chance ao cliente de este ter varias televisões ligadas em HD. Em Portugal, temos 3 operadoras que levam a comunicação por fibra óptica a casa do cliente, são elas a ZON multimédia, a Clix (designada neste serviço por Clix Fibra), e a PT com o MEO Fibra.

O investimento na rede de fibra óptica, por parte das operadoras será enorme, por exemplo, só a PT anunciou que o seu investimento numa rede de fibra óptica rondou os 715 milhões de euros (143 milhões de contos, na moeda antiga). O projecto da PT representa a criação da maior rede europeia de fibra na Europa, e a terceira maior do mundo. O governo já apresentou um projecto que tem tende expandir a Fibra óptica até 1 milhão de Portugueses até 2010. Entre as medidas previstas, encontram-se a conexão, em fibra óptica, de todas as escolas, universidades e hospitais do País.


Fonte http://biovolts.com/seccao/informatica/internet/840-fibra-optica

Comentários

Mensagens populares