Curiosidades Sobre Proporções em Relógios

Talvez já tenha se perguntado porque os relógios que tem seu mostrador com algarismos romanos o número 4 é representado com IIII e não com IV, que seria o correto. Possivelmente tambem já notou que as fotografias de catalogos e revistas, quase sempre mostram os ponteiros dos relógios nas 10:10 ou 2:50 horas. O porque disso? Proporção!

No primeiro caso, imagine a seguinte sequencia numerica em algarismos romanos: I, II, III, IV, V ,VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII. Essa seria a sequencia lógica, já que é assim que se representam os algarismos em romano, mas no caso dos mostradores dos relógios, a sequencia usada é: I, II, III, IIII, V ,VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII. A explicação é que na sequencia primeira, existem 3 numeros com o I, 5 numeros com o V, e 4 numeros com o X. Se usarmos a segunda sequencia, tudo torna-se mais simétrico, pois teremos 4 numeros com cada um dos digitos I, V, e X.

Ja sobre os ponteiros, basta imaginar um retangolo aureo e tera a resposta. Desde a idade clássica o homem tem conhecimento da proporção aurea, que esta presente desde a espiral de um caracol, ate um fractal de gelo. Essa proporção não foi nomeada assim por acaso, pois esta presente em practicamente tudo na natureza. Assim, o homem vem usando nas artes tal proporção para alcançar harmonia visual. A partir de um quadrado, cria-se o retangolo aureo, para isso, basta imaginar um compasso numa das extremidades do quadrado, em seguida abrir-lo ate a outra ponta no sentido da diagonal, ao se girar o compasso cria-se uma extensão formando um retangolo aureo. Exemplo, imagine que o ponteiro dos minutos é a diagonal de um quadrado, se fizermos a extensão aurea alcançaremos exatamente o ponteiro das horas.

Comentários

Mensagens populares